Vigilância Ambiental apoia Instituto Ajorpeme na coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental, está apoiando a realização do e-Lixo, evento de descarte de lixo eletrônico que será realizado pelo Instituto Ajorpeme, no dia 19 de junho, sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 

Vigilância Ambiental apoia Instituto Ajorpeme na coleta de lixo eletrônico (Foto: Divulgação / Ajorpeme)
Vigilância Ambiental apoia Instituto Ajorpeme na coleta de lixo eletrônico (Foto: Divulgação / Ajorpeme)

 

Computadores, notebooks, monitores, aparelhos de TV, rádios, celulares teclados, mouses e outros utensílios eletrônicos inutilizados podem ser levados até a Ajorpeme Joinville, que fica na rua Urussanga, 292. Pilhas, fogões, geladeiras e lâmpadas não serão aceitos por serem de outra categoria.

O e-Lixo tem com o objetivo de incentivar as pessoas a darem destino correto ao lixo eletrônico. Nos últimos 5 anos, a campanha já arrecadou mais de 40 toneladas de material.

“É essencial conscientizar a sociedade sobre os perigos do descarte incorreto. Devido à composição química dos equipamentos, podem ser extremamente tóxicos ao ambiente”, explica Francisco Hackbarth, presidente do Instituto Ajorpeme.

Para o coordenador da Vigilância Ambiental, Henrique Deckmann, além da questão de evitar a contaminação pelo descarte incorreto, a Prefeitura está apoiando o evento porque entende como uma forma relevante de se evitar focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Até o dia 10 de junho, o município somava 5.954 casos confirmados de dengue

Nas visitas pelos bairros, as equipes da Vigilância em saúde estão indicando a ação do dia 19. “Como há muito material eletrônico acumulado em residências, estamos incentivando as pessoas a darem o destino correto, além de efetuarem a limpeza dos pátios, o que é essencial para o combate à dengue,” diz Henrique.

Durante a coleta, serão seguidas as orientações dos órgãos de saúde, na prevenção do novo coronavírus, com utilização de máscaras, uso de álcool em gel e distanciamento adequado. Tudo o que for arrecadado seguirá para empresa especializada para descarte e reciclagem corretos.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, a Prefeitura de Joinville também espera incentivar as associações de moradores a fazerem contato com o Instituto Ajorpeme, a fim de organizar novas ações de coleta pelos bairros. “Esta é uma parceria importante que contribui no combate à dengue. Nossa expectativa é de que outras entidades também se mobilizem a participem”, disse.

 

Para outras informações: instituto@ajorpeme.com.br, ou (47) 2101.4143.

 

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *