Vereadores cobram explicação sobre fila de espera em Joinville

A Comissão de Saúde deliberou nesta segunda-feira (24) o envio de convites aos secretários municipal e estadual de Saúde, Jean Rodrigues da Silva e André Motta Ribeiro, respectivamente, para que venham à comissão no próximo dia 7 para explicar a fila de espera crescente para consultas, cirurgias e exames nas unidades de atendimento de Joinville, bem como a escassez de materiais e recursos humanos.

 

Vereadores cobram explicação sobre fila de espera em Joinville (FOTO: Mauro Artur Schlieck)

 

Conforme o memorando do vereador Cassiano Ucker (Cidadania), são 149.824 registros de espera para exames, consultas com especialistas ou procedimentos médicos nas unidades de saúde. Ucker também é médico concursado e relata a carência de profissionais na área da saúde. “Neste final de semana, durante o meu plantão, a fila de espera chegou a demorar oito horas”, comentou.

Para ele, uma possível solução para o problema é disponibilizar mais vagas nos concursos públicos para a saúde, além de proporcionar um acompanhamento contínuo aos pacientes, para que eles sejam definitivamente tratados e não precisem voltar à fila de atendimento com o mesmo problema.

Diligência

Além disso, uma diligência na Secretaria Municipal de Saúde foi agendada para esta quarta-feira (26), às 9h30. Os vereadores querem acompanhar e fiscalizar o trabalho das unidades de atendimentos à saúde referente à covid-19, tanto no diagnóstico, quanto à organização de pacientes contaminados ou apenas com suspeita da doença. A sugestão foi do vereador Brandel Junior (Podemos).

Passaporte

A Comissão de Saúde aprovou também a realização de uma audiência pública para discutir com a população o Projeto de Lei Ordinária nº 293/2021. De autoria do vereador Wilian Tonezi (Patriota), o texto veda a exigência do passaporte vacinal da covid-19 em Joinville, tanto no setor público quanto no privado. A audiência está marcada para 7 de fevereiro, às 19h30, no plenário.

Em 2022, são membros da Comissão de Saúde os vereadores Wilian Tonezi, Brandel Junior e Cassiano Ucker.

 

 

Por: Câmara de Vereadores de Joinville

Texto: Estagiária Isabela Peixer, sob coordenação de Felipe Faria

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *