evento_pj

#VaiDeZica já tem 4 mil usuários em Joinville

Aplicativo lançado em Joinville premia quem deixa o carro em casa para pedalar, correr ou fazer caminhadas.
Aplicativo lançado em Joinville premia quem deixa o carro em casa para pedalar, correr ou fazer caminhadas.

O 1º desafio #VaiDeZica, realizado sábado (16/2), marcou o lançamento do aplicativo em Joinville. A chuva não afastou quem estava interessado em melhorar o planeta com atitudes mais sustentáveis e ainda ser recompensado por isso. Cerca de 100 pessoas andaram, correram ou pedalaram 5 km até o Pórtico Opa Bier e ganharam 1 chope na chegada.

Muitos dos participantes optaram por cumprir o desafio saindo do Centreventos Cau Hansen e percorrer, juntos, os 5 km pelas ruas Max Colin e 15 de Novembro até o Pórtico. Além do prêmio, todos ganharam 100 pontos por usar o aplicativo.

Recompensa

#VaiDeZica recompensa quem acumula pontos fazendo um trajeto de bicicleta, a pé ou compartilhando carona. Ao efetuar a troca, é possível obter cupons de descontos em serviços e produtos do comércio local, além de comida, bebidas e atividades de laser.

“Estamos impressionados e felizes com o engajamento dos joinvilenses mudando hábitos e contribuindo para uma mobilidade urbana mais sustentável. Em poucos dias já contabilizamos 4 mil usuários e nossa meta era 5 mil em um mês”, comemora a porta-voz do projeto, Tatiana Montero.

Em Joinville, o projeto-piloto conta com o patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da OPA Bier, além do apoio institucional da Prefeitura e da Embraco. O nome #VaiDeZica foi inspirado por Joinville ser considerada a “cidade das bicicletas”, conhecida localmente por Zica.

O aplicativo BetterPoints está disponível gratuitamente para download na AppStore e Google Play.

 

Apoio da comunidade

A aposentada Otília Stadelhofer, 64 anos, não pensou duas vezes em participar do 1º Desafio #VaiDeZica depois que viu a reportagem sobre o aplicativo na tevê. “Sempre usei a bicicleta para tudo, inclusive para levar meus dois filhos para a escola. O aplicativo é ótimo, pois incentiva as pessoas a fazer atividade física e a descongestionar o trânsito”, revelou.

A artesã Ana Carolina de Liz, 36 anos, mobilizou o marido e as duas filhas para participar do evento. O marido Guaracy Torrens, 41 anos, carregou a pequena Olivia, 2 anos, na bicicleta e Valentina, 8 anos, completou o percurso pedalando a própria zica. “Vim de carro, pois, com as duas crianças, poderia dar problema se a chuva ficasse mais forte. Mas deu tudo certo e já estamos pontuando para logo começar a retirar nossos prêmios”, afirmou Ana.

Também participaram do 1º Desafio #VaiDeZica dezenas de integrantes de movimentos de ciclismo, corrida e caminhada de Joinville.

 

Como participar

O primeiro passo é criar uma conta no aplicativo BetterPoints, que fará o controle e registro dos pontos acumulados. Você informa ao aplicativo sempre que for iniciar um trajeto e o modo de transporte escolhido naquele trecho. Ao final, também precisa informar a conclusão da atividade. O GPS monitora o percurso realizado.

O sistema não recompensa a distância percorrida, mas o deslocamento em si. A pontuação varia de acordo com o modal escolhido, e há uma distância mínima a ser percorrida. Os pontos podem ser trocados nos comércios parceiros e as recompensas, constantemente atualizadas, vão desde bebidas e comidas a atividades de lazer e artigos esportivos, entre outras.

 

Mais notícias

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *