
A última oficina sobre a criação de uma nova Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) abrangendo a região da Bacia Hidrográfica dos rios Piraí e Águas Vermelhas será realizada amanhã (28/2), às 19h30: Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin, na rua Alexandre Silva, 42, bairro Morro do Meio. Já foram promovidas quatro oficinas com a participação de moradores para apresentação de estudos sobre a ARIE.
A próxima etapa será a realização de audiências públicas a fim de captar sugestões da comunidade. A primeira está agendada para o dia 11 de março, entre 19h30 e 21 horas, na Escola Estadual Antônia Alpaídes, no bairro Nova Brasília (ver agenda).
Quem tiver interesse de participar, basta comparecer no local.
AGENDA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
1ª Audiência Pública: 11 de março
Horário: 19h30 e previsão de término às 21h
Local: Escola Estadual Antônia Alpaídes
Rua Minas Gerais, 2450, bairro Nova Brasília
2ª Audiência Pública: dia 13 de março
Horário: 19h30 e previsão de término às 21h
Local: Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin
Rua Alexandre Silva, 42, bairro Morro do Meio
3ª Audiência Pública: dia 21 de março
Horário: 19h30 e previsão de término às 21h
Local: Escola Municipal Paul Harris
Rua Catanduva, 50, bairro São Marcos
Sobre a nova ARIE
A nova ARIE compreende uma área de aproximadamente 2,7 mil hectares de mata, inserida total ou parcialmente nos bairros Atiradores, Glória, Morro do Meio, Nova Brasília, São Marcos e Vila Nova. Com ela, Joinville passa a ter oito Unidades de Conservação.
A unidade de conservação traz entre os objetivos garantir a conservação, preservação e recuperação de remanescentes do bioma Mata Atlântica. A meta é proteger e preservar a fauna e flora, e também disciplinar o uso e ocupação do solo e as atividades potencialmente poluidoras. Além disso, propõe promover o turismo ecológico, pesquisas científicas, educação ambiental e instituir corredores ecológicos na região.