catolica

Udesc Joinville adquire planetário móvel para fomentar atividades de ensino, pesquisa e extensão

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, conta com um novo equipamento para desenvolver suas ações de ensino, pesquisa, e extensão. A instituição adquiriu um planetário móvel inflável, sonho antigo da universidade.

 

Udesc Joinville adquire planetário móvel para fomentar atividades de ensino, pesquisa e extensão
Udesc Joinville adquire planetário móvel para fomentar atividades de ensino, pesquisa e extensão (Foto: Divulgação)

A aquisição foi coordenada pelo professor Carlos Raphael Rocha, do Departamento de Física. A compra ocorreu por meio de processo licitatório e teve o apoio de diversos setores da instituição.

A aquisição do planetário tem como objetivo enriquecer o ensino de Física e estimular estudantes de dentro e fora da universidade. “A ideia é levar o planetário para escolas e praças e fazer um trabalho de divulgação científica”, explicou Carlos.

O planetário tem seis metros de diâmetro e quatro metros de altura, com capacidade para um público de 40 a 60 pessoas. O equipamento permite a visualização de fenômenos como eclipses, passagem de cometas, simulação de equinócios e solstícios, observação de constelações, planetas, satélites, galáxias, entre outros corpos celestes.

O planetário é avaliado em R$153.500 e foi comprado com recursos do próprio centro. O equipamento está no campus desde o mês de janeiro, mas em virtude da pandemia, ainda não foi montado.

 

 

Por: Isabela Vargas

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *