Totens “aparecem” em Joinville: entenda o que são e como funcionam

Com o objetivo de auxiliar o município em questões de segurança pública, trânsito, monitoramento de veículos, identificação de pessoas desaparecidas e até na obtenção de dados analíticos dos ambientes urbanos, a região de Joinville contará em breve com cinco unidades autônomas de urbanidade UAU, que são estruturas com câmeras de monitoramento de alta resolução, alarme, Wi-Fi, interfone, acionamento de emergência médica e também coletará dados do meio ambiente como incidência de raios UV, temperatura, qualidade do ar e controle de ruídos. As unidades UAU fazem parte do projeto Bem-te-vi e serão instaladas em locais orientados pela polícia militar de Santa Catarina.

Totens "aparecem" em Joinville: entenda o que são e como funcionam (Foto: Divulgação)
Totens “aparecem” em Joinville: entenda o que são e como funcionam (Foto: Divulgação)

A ampliação do projeto se dá através da participação das associações de moradores e de empresas patrocinadoras. A idealizadora  da unidade UAU é a empresa Urbanii e o projeto não tem custo para a Prefeitura Municipal de Joinville.

O equipamento é dotado de um sistema de inteligência artificial que é capaz de realizar a biometria facial. As informações são comparadas com bancos de dados de institutos de identificação e, posteriormente, podem ser cruzadas com listas de foragidos ou pessoas desaparecidas, por exemplo. A tecnologia é usada ainda para lidar com problemas específicos. As câmeras para veículos podem, por exemplo, identificar um carro que, apesar de trafegar dentro da velocidade permitida, faz movimentos perigosos. Na sequência, a polícia é alertada para prevenir acidentes, checando se o motorista está bêbado, se tem habilitação, enfim.

É uma tendência mundial. Estados Unidos e Inglaterra são exemplos de países que já empregam algum tipo de inteligência em seus sistemas de vigilância. Nada, porém, chega perto do monitoramento da China: por lá, um sistema com milhões de câmeras pode identificar uma pessoa em questão de minutos.

 

Como funciona em Joinville

De acordo com Rubem Henrique, CEO da Urbanii, a empresa tem um programa de urbanidade que é repassado a associações de moradores de bairros. A proposta principal é o cuidado e a preservação com os espaços públicos, para isso é feito um convênio com essas associações, são entregues as tecnologias, aplicativos, plataforma e um conjunto de soluções e a entidade concorda em apoiar e divulgar os patrocinadores. O totem tem equipamentos próprios, processo de fabricação e entrega e seu custo estimado é de R$ 28 mil reais. O grupo de patrocinadores da empresa paga os equipamentos e explora comercialmente ao expor a marca no aplicativo da Urbanii e em ações comunitárias.

Após o aparelho estar pronto, é entregue à comunidade. Eles são instalados e os custos de internet e energia são bancados por patrocinadores do projeto. As imagens das câmeras dos totens são de uso do 8° Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil.

 

Novos Totens 

A primeira unidade UAU foi instalada próximo do terminal de ônibus central, a segunda será na rodoviária, a terceira no terminal norte, a quarta na rua Itajaí e a quinta unidade UAU ainda está em estudo pela PM, muito provável que seja instalado na esquina das ruas Júlio Mesquita e Cegonhas, no Comasa.  Segundo Rubem, o objetivo é que Joinville tenha até 5 totens em todos os bairros seguindo as diretrizes das autoridades e da Secretaria de Segurança Pública. Atualmente já existem totens em outras cidades do Estado: Penha, Florianópolis e Piçarras, este último município em processo de instalação. Quem comanda a infraestrutura, tubulação, base concreta e energia elétrica para instalação é a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA). Para que os aparelhos tenham câmeras, há um convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado que segue as mesmas diretrizes do projeto Bem-te-vi.

Por: Mariana Woj

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *