Todos os vereadores de Joinville assinam abertura de CPI do rio Mathias

O requerimento para formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do rio Mathias teve a assinatura de todos os vereadores de Joinville.

Para a abertura da CPI, seriam necessárias apenas sete assinaturas. Assim, com os 19 vereadores favoráveis, já é possível apresentar o requerimento no Legislativo. Isso deve ser feito logo na primeira sessão deste ano na Câmara, que deve ocorrer ainda neste mês, já que os vereadores pretendem diminuir o tempo de recesso.

Assim que apresentado o requerimento, o presidente acata a pauta, que segue para o jurídico analisar se, de fato, existe um fato gerador para a abertura da CPI. Depois, a pauta volta para o plenário, onde os vereadores escolhem os cinco membros que farão parte da comissão.

Esta é a segunda vez que a Câmara tenta abrir uma CPI para apurar as condições das obras do rio Mathias. Na primeira vez, em 2020, apenas seis vereadores assinaram o requerimento, inviabilizando a abertura da CPI. Desta vez, até mesmo os vereadores contrários à abertura no ano passado, Adilson Girardi e Claudio Aragão, ambos do MDB, assinaram o documento.

A CPI pretende apurar a demora na conclusão da obra, os impactos financeiros dela, além da execução dos contratos. As obras do rio Mathias, que deveriam resolver os problemas de enchente no Centro de Joinville, começaram em 2014 e, atualmente, estão paralisadas depois que o contrato com a empresa responsável foi rompido.

 

 

 

Por: CDL Joinville

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *