SINDUSCON Joinville reúne mais de 200 pessoas em evento sobre mercado imobiliário

SINDUSCON Joinville reúne mais de 200 pessoas em evento sobre mercado imobiliário
SINDUSCON Joinville reúne mais de 200 pessoas em evento sobre mercado imobiliário

Profissionais do setor assistiram a palestras sobre aspectos jurídicos de operações imobiliárias, transformação digital nos negócios, fundos de investimento e perspectivas econômicas

Realizado no dia 28 de agosto, na ACIJ, o 2º Encontro Imobiliário do SINDUSCON Joinville reuniu mais de 200 participantes. Das 14h às 17h, profissionais de incorporadoras, construtoras, imobiliárias, corretores de imóveis e de outras empresas ligadas à construção civil assistiram a uma rodada de palestras sobre economia, tendências e desafios do mercado imobiliário.

O evento já faz parte do calendário anual de atividades do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (SINDUSCON) e tem como objetivo apresentar tendências e inovações que contribuam para a melhoria dos negócios, além de promover a discussão sobre outros temas pertinentes ao setor. Nesta edição, contou com o patrocínio da Perfil Imóveis e Alumínios Tubarão e a parceria do SECOVI, ACIJ, CAIXA, A2C, CM&HW Advocacia, Confeitaria XV e ZEIT Cervejaria.

Na avaliação do vice-presidente do SINDUSCON Joinville, Marco Antonio Corsini, encontros como este oferecem informações qualificadas que vão contribuir na tomada de decisões nas empresas. “O momento é oportuno para traçarmos planos para o futuro”, comentou, citando dados divulgados recentemente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

De acordo com os Indicadores Nacionais Imobiliários da CBIC, no segundo trimestre deste ano os lançamentos de empreendimentos residenciais verticais tiveram um crescimento de 11,8% no país em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação entre o primeiro semestre de 2018 e 2019, o aumento foi de 15,4%.

As vendas também apresentaram melhor desempenho. Nas 21 cidades ou regiões metropolitanas analisadas no Brasil – incluindo Joinville – o crescimento das vendas chegou a 16% se comparado ao segundo trimestre do ano passado. Na comparação entre os semestres, o aumento foi de 12,1%. “Os números indicam novos tempos para o mercado imobiliário nacional e Joinville também já dá sinais de melhora, o que demonstra que precisamos estar preparados”, avisa Corsini.

 

Programação diversificada

Palestrante do 2º Encontro Imobiliário do SINDUSCON Joinville, o Gerente Executivo Nacional de Investidores Corporativos da CAIXA, Gilmar Chapiewsky, concorda com a análise do vice-presidente do SINDUSCON Joinville.

Além de falar sobre os cenários nacional e internacional e sobre fundos de investimento, Chapiewsky apresentou dados sobre o setor da construção civil. “Já é possível perceber um movimento de retomada, ainda que lento, e a criação de novos empregos. A crise de 2014 foi severa, mas os indicadores de confiança da indústria estão melhorando”, comentou.

A programação do evento contou ainda com a participação dos advogados da CM&HW Advocacia, Álvaro Cauduro de Oliveira – especializado em Direito do Consumidor e assessoramento para análise de questões imobiliárias – e Daniel Augusto Hoffmann, da área de Direito Tributário e Societário. Na palestra “Modelagem Jurídica nas Operações Imobiliárias”, eles falaram sobre os riscos e benefícios cíveis, comerciais e tributários dos principais modelos de negócios realizados em loteamentos e incorporações, tanto do ponto de vista do proprietário do imóvel quanto do empreendedor.

Outra palestrante da tarde foi a gestora de negócios da A2C, Karina Gourlart Silveira, especialista em mídia digital e gestão de projetos digitais. Com o tema “Transformação Digital no Mercado Imobiliário”, Karina chamou a atenção para a necessidade de uma mudança cultural nas empresas para que a transformação digital ocorra com sucesso. “As ferramentas tecnológicas são apenas um meio para a inovação. A transformação digital depende 95% das pessoas, incluindo clientes, colaboradores e parceiros de negócios”, disse.

Responsabilidade social

O 2º Encontro Imobiliário do SINDUSCON Joinville não se limitou às discussões sobre tendências e negócios da indústria da construção civil. O evento teve também um cunho social com a arrecadação de 545 quilos de alimentos não perecíveis. Os produtos doados pelos participantes serão destinados ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria e à Associação de Amigos do Autista (AMA).

 

 

Por: Graziela Lindner

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *