Bolsas Educa +

Sexo feminino lidera gestão da educação no Brasil

Kindergarten students sitting on the floor listening to teacher

Censo Escolar apurou que mais de 80% dos gestores escolares são mulheres

Não é só a palavra Educação que é feminina. Atrelada ao termo, a referência à mulher também aparece na gestão de milhares de escolas brasileiras. É o que mostra o Censo Escolar 2019, que apurou que nas mais de 180 mil unidades educacionais do país, mais de 80% dos gestores são do sexo feminino.

A pesquisa inédita, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentou, nesta edição, os primeiros registros sobre o sexo de quem está à frente do comando das instituições. 

Para chegar à conclusão, foram traçados o perfil de 2,2 milhões de professores regulamentados na carreira. Para reunir todas as informações, o Inep contou com a parceria dos usuários do Educacenso, sistema que contém o banco de dados da pesquisa. 

A coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, ressalta que “o universo da educação é muito feminino e a produção do censo também, consequentemente”. Ela atua no cargo desde 2005, acompanhando o desenvolvimento da pesquisa desde o início da década de 80.  

 

Sobre o Censo Escolar

O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa feita anualmente com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino. É considerado como a principal pesquisa estatística sobre a educação básica, sendo coordenado pela Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) do Inep e realizado em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. 

Todas as escolas públicas e privadas do país participam do censo, incluindo as diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos (EJA). 

 

 

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Mais notícias

Educa Mais Brasil

 

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *