Ações de conscientização marcam a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas

Ações de conscientização marcam a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas
Ações de conscientização marcam a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas

 

 

Seguindo o calendário nacional dos conselhos, o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad) faz ações de conscientização em Joinville durante a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, de 19 a 26 de junho. A semana antecede o Dia Internacional de Combate às Drogas, 26 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As atividades iniciaram com balcões de informações realizados nos dias 14 e 16 de junho, em um shopping e no ponto de acesso ao mirante. A ação levou ao conhecimento da população o conselho e as entidades parceiras, através de informativos e conversas.

“Nosso foco principal são as drogas legais. A sociedade procura muito focar as drogas ilegais, mas os maiores problemas acontecem por causa das drogas legais, trazem prejuízo muito grande, principalmente o álcool e a automedicação com antidepressivos, que as pessoas utilizam de maneira inadequada”, destaca o presidente do Comad, José Carlos de Camargo, que é também psicólogo da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot).

Além dos balcões de informações, cartazes de conscientização foram enviados para as escolas e unidades de saúde. Propostas de alteração de leis municipais também tramitam na Câmara de Vereadores de Joinville dentro da programação. Outras ações realizadas pelo Comad periodicamente são debates em associações de moradores e conselhos de segurança sobre as políticas públicas de combate às drogas e assuntos pertinentes à realidade da comunidade em questão.

“O conselho tem atividades durante todo o ano e nesta semana damos destaque às ações. O Conselho não é de fato um órgão executivo. Está focando na articulação dos serviços de tratamento público e da sociedade civil e na estimulação dos sistemas de prevenção”, informa Camargo.

 

Ações Comad 

O Comad conta com os parceiros para executar as ações de prevenção. Dentre eles está a Seprot, a Secretaria de Educação (SED) e o Corpo de Bombeiros Voluntários, com o programa Escola Cidadã, a Secretaria de Esportes (Sesporte), com o Vibe Legal, e a Univille, com o Observatório de Segurança Pública.

O programa Escola Cidadã leva às escolas palestras para alunos, pais e professores, ministradas por agentes da Guarda Municipal, além de atividades extracurriculares para os alunos. As ações têm o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre temas direcionados às dificuldades identificadas nas unidades de ensino e promover a cidadania, uma melhor qualidade de vida no ambiente escolar e formar grupos de lideranças positivas dentro das escolas.

O Vibe Legal é um programa de iniciação esportiva levado às comunidades pelos profissionais da Sesporte, oferecendo uma nova perspectiva através do esporte. E o Observatório de Segurança Pública, que acontece com apoio da Univille, tem o objetivo de coletar dados e analisa-los para a produção científica, oferecendo subsídios para as políticas públicas.

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *