Secretários do Ministério da Saúde visitam Bombeiros Voluntários de Joinville e região

 Secretários do Ministério da Saúde visitam Bombeiros Voluntários de Joinville e região
Secretários do Ministério da Saúde visitam Bombeiros Voluntários de Joinville e região

 

 

 

Os bombeiros voluntários em Santa Catarina receberam a visita da secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, e do secretário substituto e diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Helio Angotti Neto, nesta segunda e terça-feira, 13 e 14. O roteiro incluiu as corporações de Joinville, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Pomerode e União (Ascurra-Apiúna-Rodeio), localizadas nas regiões Norte, Vale do Itapocu e Vale do Itajaí-açu.

Conhecer o trabalho das corporações voluntárias foi o propósito das visitas em cidades de diferentes portes a fim de avaliar a possibilidade de firmar parcerias para formação e certificação, no âmbito do Ministério da Saúde. A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. A busca pela parceria iniciou ainda no segundo semestre do ano passado.

Na passagem por Joinville, o vice-presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado (ABVESC), Ivan Hudler ressaltou o papel da entidade em favor da contínua qualificação dos serviços dos bombeiros voluntários. “Estamos envolvidos em uma causa ímpar, bombeiro e voluntariado em uma cidade com destacada viabilidade econômica e técnica”, observou.

Hudler que também é diretor administrativo da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), juntamente com o diretor executivo da ACIJ, Marcos Krelling, e o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), Carlos Kelm, explicaram a origem dos subsídios financeiros às corporações, aspectos legais, projetos sociais e culturais e a integração com demais órgãos de atendimento à população – Defesa Civil e Samu – além do número de atendimento a ocorrências.

A secretária Mayra Pinheiro disse que o modelo de bombeiro voluntário, embora pouco difundido no país, é exemplar e se mostrou encantada com a forma de gestão, projetos e participação da comunidade. Ela entende que será possível alinhar projetos que contemplem as corporações vinculadas à ABVESC em vários ministérios. Como exemplo, a Certificação de Entidades de Assistência Social é concedida pelo Ministério da Saúde. “Vamos mostrar que há entidades cuidando dos brasileiros,” disse.

Na imagem acima, a visita aos Bombeiros Voluntários de Joinville: da esquerda para direita, Heitor Ribeiro Filho; Ivan Hudler; Carlos Kem; Helio Angotti Neto; Mayra Pinheiro; Marcos Krelling; e Jaime Junior Moser.

 

 

 

Por: ACIJ Notícias

Mais notícias

Educa Mais Brasil

 

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *