Secretaria da Saúde de Joinville amplia atenção à coleta de exames de profissionais da saúde

Danny Lawson/Reuters
Secretaria da Saúde de Joinville amplia atenção à coleta de exames de profissionais da saúde (Foto: Danny Lawson/Reuters)
A Secretaria da Saúde de Joinville vai ampliar a atenção de cuidados aos trabalhadores da rede de saúde. Devido aos riscos que os profissionais estão expostos, eles terão atenção na coleta de exames, assim que apresentarem casos suspeitos de coronavírus – febre alta, dificuldade de respirar, tosse e coriza.
Com isso, haverá maior controle para as pessoas que estão diretamente em contato com os usuários da rede de saúde que procuram atendimento. “É primordial darmos essa atenção à equipe que está na ponta. Eles cumprem as principais atividades no atendimento e amparo à população. Mas são seres humano que também estão expostos aos riscos. Por isso não podemos deixar eles vulneráveis”, disse o secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva.
Além da atenção na coleta de exames, a Secretaria da Saúde mantém o fornecimento de itens e equipamentos de proteção pessoal para o uso no trabalho de atendimento, principalmente máscaras.
Exames são coletados nas seguintes situações:
– Pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave que estão internados em Unidades Hospitalares, independente de histórico de viagens e contato com pacientes suspeitos ou confirmados para coronavírus
– Profissionais de Saúde sintomáticos que tenham realizado atendimento direto a pacientes e que tenham pelo menos dois dos sinais e sintomas (sendo um deles respiratório):
– Gestantes que internarem com sintomas compatíveis com infecção por coronavírus independentemente da idade gestacional;
– Recém-nascidos de mães positivas ou com suspeita para o coronavírus terão seu exame coletado após 48 horas do nascimento.
– Pacientes com resultado positivo para coronavírus em exame realizado em laboratório particular deverão ser notificados conforme o protocolo do município. Não será coletado novamente.
Por: Secom
Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *