Secretaria da Saúde de Joinville altera prazos para retirada de medicamentos

Secretaria da Saúde de Joinville altera prazos para retirada de medicamentos
Secretaria da Saúde de Joinville altera prazos para retirada de medicamentos

 

 

A Secretaria da Saúde de Joinville emitiu nesta sexta-feira (20/03), nota técnica sobre a distribuição de medicamento em unidades de saúde, Farmácia Escola e estabelecimentos do Programa Farmácia Popular do Brasil. A medida vale para o período de enfrentamento à disseminação do coronavírus visando reduzir a frequência de ida às unidades e diminuir ainda mais a circulação de pessoas nas ruas.

Conforme definição, farmácias e dispensários das Unidades Básicas de Saúde devem entregar os medicamentos destinados ao tratamento de doenças crônicas em quantitativo para 60 dias, ao invés dos 30 dias habituais.

Outra orientação é voltada aos pacientes idosos, imunossuprimidos/imunodeprimidos e gestantes para que autorize outra pessoa a retirar os medicamentos. Neste caso, deve ser apresentado receita médica, documento de identificação do usuário e documento da pessoa que está retirando o medicamento.

Para a Farmácia Escola, estão suspensas as aberturas de novos processos pelos próximos 30 dias, com exceção para pacientes transplantados, com hipertensão arterial pulmonar, anemia na doença renal crônica, disfagia e casos de urgência para o uso de imunoglobulina humana.

Os prazos das renovações, adequações e documentações serão prorrogados automaticamente por mais três meses consecutivos, sem necessidade de novos documentos.

A nota técnica também define mudanças para estabelecimentos do Programa Farmácia Popular do Brasil alterando a periodicidade do prazo de entrega para até 90 dias em relação a todos os princípios ativos e às fraldas.

O documento orienta ainda que ser evitado o uso de medicamentos sem orientação profissional.

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

 

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *