Saldo positivo de emprego pelo sexto mês seguido amplia confiança da ACIJ em aceleração da economia

Joinville registrou em novembro mais um mês de saldo positivo de empregos, conforme o levantamento mensal do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A diferença entre a soma de admissões e o total de desligamentos foi de 3.062 vagas.

 

Saldo positivo de emprego pelo sexto mês seguido amplia confiança da ACIJ em aceleração da economia
Saldo positivo de emprego pelo sexto mês seguido amplia confiança da ACIJ em aceleração da economia (Foto: Divulgação)

 

É o sexto mês seguido que a cidade registra saldo positivo, apesar da crise econômica causada pela pandemia.

Após perder 13.250 vagas de emprego no começo da pandemia, Joinville começou uma recuperação consistente a partir de junho. Em outubro, já havia recuperado numericamente as vagas fechadas em março, abril e maio. Em novembro, o acumulado do ano saltou para um total positivo de 7.443 novos postos de emprego.

Segundo o Cepat (Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores), em 1º de janeiro de 2020 Joinville tinha um estoque de 203.851 empregos formais, número que passou para 211.388 em 30 de novembro.

Na avaliação do presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, o momento ainda é de cautela, em função da elevação dos índices de contaminação pela covid-19. Mas, segundo ele, os resultados servem como estímulo para as empresas continuarem trabalhando para gerar cada vez mais emprego, renda e tributos, contribuindo assim para fazer girar com velocidade o círculo virtuoso da economia.

“Cautela, esperança e, acima de tudo, trabalho e confiança são algumas expressões que representam o sentimento do setor produtivo de Joinville nesta reta final de um ano cheio de desafios, aprendizados, superações e realizações. Os números registrados pelo Caged em novembro reforçam a expectativa positiva para 2021”, conclui o empresário.

Desde o começo da pandemia, a ACIJ tem trabalhado em duas frentes para ajudar na recuperação do nível de emprego: uma com orientações e capacitações que ajudem os associados a superarem os desafios; outra com construção de pontes com as três esferas do poder público para criar condições sólidas para a retomada da economia.

 

 

 

Por: ACIJ

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *