Proteção ambiental, economia e transparência na geração de energia limpa na sede da ACIJ

Em operação desde outubro do ano passado, o sistema fotovoltaico de geração própria de energia elétrica da ACIJ é um grande exemplo de investimento em desenvolvimento econômico sustentável. Além de reduzir impactos ao meio ambiente por ser uma fonte de energia limpa, a usina alimentada pelas placas de captação dos raios solares gera relevante economia de despesa, cujos recursos podem ser destinados para novos investimentos em benefício dos associados e da comunidade.

 

Proteção ambiental, economia e transparência na geração de energia limpa na sede da ACIJ
Proteção ambiental, economia e transparência na geração de energia limpa na sede da ACIJ

 

 

Sistema desenvolvido pela empresa associada Prosyst sem custos para a entidade permite quantificar com mais precisão a performance do sistema tanto no aspecto físico (os quilowatts gerados) quando no aspecto financeiro (a economia em relação ao modelo anterior, de geração tradicional de energia.

“A ferramenta permite uma prestação de contas do investimento, reforçando três valores relevantes para a ACIJ: a preocupação com o meio ambiente, a gestão de investimentos com acompanhamento de resultados e a transparência das informações”, afirma o diretor administrativo da entidade, Ivan Hudler, que fez uma apresentação do sistema e dos resultados na reunião da diretoria da última segunda-feira, dia 17 de setembro.

Em quase um ano de atividade, a usina de energia solar da ACIJ proporcionou uma economia média mensal superior a 70% aos valores que eram gastos anteriormente com o sistema tradicional de geração de energia. A quantidade de quilowatts geradas de forma limpa equivale a 147 mil banhos e também ao funcionamento de 8 mil refrigeradores. No aspecto ambiental, a geração desta energia pelo modelo tradicional teria causado a derrubada de 82 árvores e a emissão de 20 toneladas de carbono na atmosfera.

Os dados da ferramenta criada pela Prosyst são obtidos do sistema de geração da usina e das notas fiscais da Celesc, com valores, consumo e créditos. As informações podem ser acessadas a qualquer momento, para monitoramento e acompanhamento pontual da eficiência do sistema, da economia proporcionada e dos respectivos créditos de energia.

O sistema de geração de energia da ACIJ está totalmente alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 7 das Nações Unidas: garantir energia limpa, sustentável e acessível a todos. A ACIJ é signatária deste importante movimento mundial liderado pela ONU.

“Vale lembrar também que a ACIJ liderou a instalação do mesmo sistema de geração de energia no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, mais uma entrega comunitária da nossa entidade e um dos principais símbolos e orgulhos da nossa cidade”, conclui o diretor administrativo da entidade.

 

 

 

Por: ACIJ

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *