Projeto Resgate conecta ao #Jlle30 com foco na educação e inovação

Projeto Resgate conecta ao #Jlle30 com foco na educação e inovação
Projeto Resgate conecta ao #Jlle30 com foco na educação e inovação

O Projeto Resgate, uma associação sem fins lucrativos que há 20 anos vem ajudando fomentar em crianças e jovens de Joinville o desejo de realizar seus projetos de vida, por meio da educação, decidiu se conectar ao Projeto Joinville 30 anos, por meio de seu programa Think Tank Criando o Futuro. O Think Tank tem o objetivo de desenvolver inovadores, líderes transformacionais e buscar soluções para problemas relevantes para a sociedade.

Para Mário Sant´Ana, presidente do Projeto Resgate, ocorre uma importância convergência nos dois esforços. “Para construirmos a Joinville que queremos, mais humana, inteligente, mais conectada, inclusiva, atrativa e mais fluida, temos de enfrentar o desafio de construir competências. Temos de reunir conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam que indivíduos contribuam, e que suas contribuições se conjuguem para a realização dos objetivos desejados e necessários. Nosso programa tem o papel de fazer justamente isso, fomentar o desenvolvimento dessas competências”, explica.

Além disso, segundo ele, os problemas engajadores que os participantes do Think Tank Criando o Futuro escolhem resolver devem estar alinhados com os quatro eixos orientadores do #Jlle30. “Entendemos que devemos organizar nossas energias para que se produzam os melhores resultados socioeconômicos e é o que também pretende o #Jlle30”, complementa Mário. “Acreditamos que Joinville está tomando decisões importantes e certas, ao tratar o futuro com respeito e seriedade. Nosso objetivo é acrescentar à essa estrutura orientadora a participação inteligente e transformadora das pessoas que querem e sabem fazer a diferença. O envolvimento efetivo da sociedade civil é o caminho correto para que essa construção seja sustentável e alcance seus importantes objetivos,” complementa.

Troca entre mentores e estudantes

Os encontros entre Mentores de Projeto e Solucionadores (estudantes do Ensino Médio), acontecem na sede da Sociedade Harmonia Lyra, às terças-feiras, a partir das 19 horas. Os Mentores de Projeto são profissionais com atuação em organizações que têm inovação no seu DNA e querem desenvolver competências de uma liderança mais horizontal e engajadora.

Os grupos formados por universitários se encontram com seus mentores semanalmente, às quartas-feiras, na Biblioteca do SESI, no Perini Business Park. A edição de 2018 do Think Tank Criando o Futuro conta 40 Mentores de Projeto, 108 estudantes do Ensino Médio e 63 universitários. Os Mentores de Projeto contam com a orientação de Mentores Masters, pessoas cujas trajetórias as tornam referência na sociedade e no mercado.

Para Célio Valcanaia, empresário, o contexto atual exige uma nova maneira de desenvolver a liderança e o Think Tank proporciona isso tanto para os jovens quanto aos líderes que participam. “O líder aprende a puxar, ao invés de empurrar, a ajudar, ao invés de mandar, a ter que produzir um resultado pela conquista de corações e mentes, sem o poder da hierarquia, em um grupo com grande diversidade”, explica Valcanaia.

 

Incentivo aos sonhos por meio da educação

Atualmente, o Projeto Resgate apoia 392 estudantes dos ensinos fundamental e médio com bolsas de estudo, incluindo o fornecimento de livros, apostilas, material escolar e transporte. Ao longo do ano, também são promovidas atividades para que as crianças e adolescentes aprendam a estudar melhor, tirem dúvidas relacionadas ao conteúdo que estão estudando, ampliem seus horizontes profissionais e de desenvolvimento pessoal e elaborem seus projetos de vida. Entre os que participaram do Projeto Resgate, 185 terminaram cursos técnicos e quase 150 concluíram ou cursam o nível superior. Este ano, quatro jovens alcançaram a primeira colocação em processos seletivos de universidades públicas e particulares (UFSC, UNISOCIESC, UFPEL e UDESC).

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *