Projeto Join.Valle está entre os finalistas do maior congresso sobre Smart City

A iniciativa do governo municipal uniu todos os elos do ecossistema (governo, academia, empresas e sociedade) em um ambiente colaborativo, do qual surgiram diversas iniciativas | Foto Divulgação
A iniciativa do governo municipal uniu todos os elos do ecossistema (governo, academia, empresas e sociedade) em um ambiente colaborativo, do qual surgiram diversas iniciativas | Foto Divulgação

 

O Join.Valle, criado pela Prefeitura de Joinville, está entre os projetos finalistas na categoria Inclusive & Sharing Cities Project do maior congresso sobre Smart City do mundo, o Smart City Expo World Congress, que será realizado em Barcelona, de 13 a 15 de novembro.

A premiação visa reconhecer estratégias municipais, ideias e projetos públicos ou privados, baseadas em inovação, relevância, impacto, co-criação, viabilidade e envolvimento de diversos públicos. São ideias com potencial de transformar as cidades ao redor do mundo mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis, ao mesmo tempo que estimulam a inclusão, a equidade, segurança e colaboração, elevando a qualidade de vida de todos.

O Programa Join.Valle surgiu dentro da Sepud (Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável), em 2015, por conta do objetivo de construir uma cidade cada vez mais humana e inteligente, inovando no planejamento, gerenciamento e financiamento de iniciativas de inovação urbana. Nasceu com o papel de fortalecer o ecossistema de inovação, com base na participação e colaboração, enfatizando a importância do cidadão e na adoção de melhorias a partir de sugestões locais.

A iniciativa do governo municipal uniu todos os elos do ecossistema (governo, academia, empresas e sociedade) em um ambiente colaborativo, do qual surgiram diversas iniciativas. Os encontros eram realizados no Living Lab da rua Luiz Niemeyer, 54, ao lado da sede do Banco do Brasil.

Atualmente, o Join.Valle passa por um processo de tramitação para ser transformado em associação sem fins lucrativos, mas que seguirá com o propósito de transformar Joinville na maior referência de Cidade Humana e Inteligente da América Latina.

O conceito do Join.Valle é o de promover iniciativas que buscam desenvolver o ecossistema de inovação na cidade de Joinville, envolvendo os cidadãos, co-criação, acesso a capital, networking, conexões, parcerias entre universidades e empresas, aceleração de empresas, entre outros.

Conexão com setores estratégicos do futuro

O foco do Join.Valle são os setores estratégicos portadores de futuro (Internet Industrial, Life Science, Tecnologia da Informação e Comunicação, Novos Materiais, Logística e Mobilidade) e às iniciativas de Smart and Human City. Articulação de projetos e captação de recursos, fomento e apoio a novos negócios, promoção de projetos de pesquisa integrados (Academia e Empresas) e prototipação/teste de inovações urbanas fazem parte do escopo de atuação do Join.Valle.

A partir da parceria com o Perini Business Park, o maior condomínio empresarial da América Latina, o Join.Valle ficará sediado dentro do Ágora Tech Park, um importante parque tecnológico criado pelo Perini Business Park em suas dependências. Isso permitirá forte integração às universidades e às empresas ali sediadas, facilitando o papel de indutor de alto valor agregado e a consolidação da criação da cidade desejada se viver bem.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville

 

Mais notícias

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *