bolsas_estudo

Programa Mexa-se encerra as atividades do primeiro semestre com festas típicas de julho

Programa Mexa-se encerra as atividades do primeiro semestre com festas típicas de julho
Programa Mexa-se encerra as atividades do primeiro semestre com festas típicas de julho

Embaladas pelas músicas caipiras, com danças típicas e quitutes de dar água na boca, as mulheres do grupo do Mexa-se do salão da Comunidade Santa Paulina, no Ulysses Guimarães, encerraram as atividades do primeiro semestre do ano nesta quinta-feira (11/7) pela manhã.

A festa típica foi realizada por meio da parceria entre as alunas do grupo, que, além de juntarem os dotes culinários em uma mesa recheada de pratos tradicionais desta época do ano, se caracterizaram com vestidos e camisas xadrez, chapéus e pintura de rosto. O

 “Aqui não tem tempo ruim! Elas estão o tempo todo alegres e, mesmo sendo pessoas com mais idade, estão sempre participando. Esta alegria que elas têm é a melhor coisa que temos aqui nas aulas”, comenta Nathália Miiller Gomes, educadora física e responsável pelo grupo.

Animação e atividades que mudam a qualidade de vida das alunas. Como mostra Juraci da Silva Machado, de 69 anos. Há três anos participando do grupo, Juraci conseguiu eliminar 10 quilos em apenas seis meses. Além da melhora estética, a participante, que usa uma prótese no quadril devido a uma queda de três metros de altura que sofreu, também melhorou a sua locomoção e saúde.

“Eu diminui o índice de diabetes de 500 para 140 e não precisei tomar insulina, como o médico havia indicado. Eu não abro mão do Mexa-se. Deus me livre!”, conta Juraci. Durante o processo de perda de peso, a aluna teve ainda o acompanhamento de uma nutricionista que atende na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Ulysses Guimarães, que fica ao lado do salão onde fazem as aulas.

Outro exemplo de melhora da qualidade de vida é o de Marlene Batista da Silva, de 66 anos. Participante do grupo há quase quatro anos, sentiu a melhora aos poucos e hoje não sente necessidade de passar pela cirurgia indicada pelo médico. “Eu tenho artrose nos dois joelhos. O médico indicou para fazer cirurgia e colocar prótese, mas hoje não tenho mais dores. Até as varizes melhoraram”, comemora.

O secretário Estevan Cattoni acompanhou a programação e parabenizou as participantes pelo esforço e dedicação. Cattoni também destacou o caráter preventivo que o programa cumpre, diminuindo a procura por consultas médicas e consumo de medicamentos.

O grupo Mexa-se do salão da Comunidade Santa Paulina se reúne toda semana às quintas-feiras de manhã, desde 2015, quando teve início em outro ponto do bairro. A pausa da programação alcança todos os grupos do programa e acompanha o período de férias escolares do município, com o retorno no dia 29 de julho. A festa típica foi adotada em quase todos os grupos como encerramento do semestre de atividades.

O Mexa-se atende pessoas com mais de 18 anos de idade e que queiram praticar exercícios físicos, sem custo. O programa é uma iniciativa do Departamento de Esportes Educacional, Social e Saúde (Deess), da Secretaria de Esportes de Joinville. Atualmente, o programa alcança 2.500 pessoas e está presente em 82 núcleos de atividades em 40 bairros de Joinville, principalmente em áreas de vulnerabilidade social, praticando atividades sistemáticas em grupo, como ginástica, danças, exercícios posturais, caminhadas, exercícios respiratórios, alongamentos e relaxamentos

Para participar, basta realizar a inscrição diretamente no local das aulas, com a apresentação de um documento com foto. Informações das modalidades, locais e programação podem ser acessadas diretamente com a Sesporte, através do telefone 3433-1160 (ramal 29) ou pelo e-mail pid.sesporte@gmail.com.

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *