bolsas_educa

Programa de extensão da Udesc Joinville desenvolve game gratuito para crianças autistas em fase de letramento

Programa de extensão da Udesc Joinville desenvolve game gratuito para crianças autistas em fase de letramento
Programa de extensão da Udesc Joinville desenvolve game gratuito para crianças autistas em fase de letramento

 

 

Dois integrantes do programa de extensão Assistiva – Tecnologia para Inclusão Social, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, estão desenvolvendo um game gratuito voltado para crianças autistas. O Jogo Sério de Letramento (Josele) está em fase de testes e tem como objetivo auxiliar o público infantil na leitura, de forma interativa e divertida.

Desenvolvido no estilo de plataforma de gráficos 2D e todo desenhado em pixelArt, “Josele” é um projeto que teve início no primeiro semestre de 2018 e foi criado pelos alunos do curso de Ciência da Computação, Nikolas Jensen e Rafael Granza.

O projeto dos estudantes conta com o auxílio dos professores Fábio Ricardo Rusch e Winny Kessy, terapeutas da Clínica Escola de Terapia Ocupacional, da Faculdade Guilherme Guimbala (ACE). Os profissionais estão testando o jogo com pacientes da clínica. Após os testes, os profissionais orientam os acadêmicos da Udesc Joinville sobre melhorias que podem ser feitas no game.

O público-alvo do projeto são crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em fase de letramento, porém, o game pode ser aplicado em crianças sem diagnóstico também. O jogador de “Josele” não tem uma idade pré-indicada, já que cada criança tem seu próprio tempo para aprender o letramento.

No jogo, a criança movimenta o personagem principal para que ele pegue as letras que pertencem a uma palavra específica que é mostrada na tela, dessa forma, quando a palavra é completada ocorrem efeitos visuais, incentivando o jogador a perceber como as palavras são formadas. Além disso, o personagem do jogo e os gráficos do fundo da tela podem ser escolhidos pela própria criança.

Após o término da fase de testes, o jogo deverá ser disponibilizado na plataforma do Google Play para download. O acesso será livre para todos.

Para mais informações sobre o game, entre em contato com o programa de extensão pelo e-mail: assistiva.udesc@gmail.com.

 

 

Por: Assessoria de Comunicação da UDESC

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *