Programa de exportação auxilia as empresas de Joinville e região Norte

Programa de exportação auxilia as empresas de Joinville e região Norte (Foto: Divulgação)
Programa de exportação auxilia as empresas de Joinville e região Norte (Foto: Divulgação)

 

Empresas vinculadas a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), com perspectiva de ampliar os negócios, podem ter auxílio junto ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). É desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em convênio com a Universidade da Região de Joinville (Univille).

Atualmente,  72 empresas das cidades de Araquari, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Rio Negrinho e São Bento do Sul estão sendo capacitadas. No entanto, o programa tem condições de orientar 160 de toda a região Norte do Estado. A parceria da Univille com a ACIJ  foi formalizada em setembro de 2018, durante o evento de lançamento do PEIEX em Joinville, e tem o objetivo de fomentar o projeto junto aos associados.

“A equipe de especialistas, em sua maioria em comércio exterior, é deslocada para dentro das empresas para realizar as capacitações dos temas fundamentais para abertura de um mercado internacional e a continuidade destes negócios. Existe um cronograma de encontros”, explica Helena Detzel Machadoda Costa, monitora do programa. “Nós analisamos a empresa para identificar se tem o perfil adequado ao programa, o qual representa uma oportunidade para diversificar mercados, fortalecer a imagem e aumentar a competitividade”.

No treinamento, as empresas são orientadas acerca da formação dos preços de exportação, recebem ferramentas para captar clientes no exterior, compreendem os processos e trâmites de logística internacional, operações cambiais, contratos e documentos internacionais. Ao final, a empresa recebe um plano de exportação definido para um mercado identificado no decorrer do processo. A participação no programa é gratuita. Mais informações no e-mail peiex@univille.br.

 

Mais notícias

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *