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Procon de Joinville promove mutirão online de renegociação de dívidas

Procon de Joinville promove mutirão online de renegociação de dívidas
Procon de Joinville promove mutirão online de renegociação de dívidas

 

 

 

Para quem busca colocar em dia sua vida financeira, o Procon Brasil e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com apoio do Procon Joinville, realizam um mutirão online de renegociação de dívidas. Por meio do site https://www.consumidor.gov.br ou aplicativo consumidor.gov.br (disponível para iOS ou Android), de 9 a 20 de setembro, os interessados em renegociar seus saldos devedores podem se cadastrar na plataforma e registrar uma reclamação para a instituição com a qual possuem pendências. As instituições financeiras participantes são bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito.

Com o objetivo de incentivar a renegociação de dividas dos consumidores junto às instituições financeiras, ampliar o atendimento aos consumidores e fortalecer a promoção da transparência nas relações de consumo, o portal consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet, em um ambiente totalmente público e transparente.

Segundo o gerente da Unidade de Cidadania, Trabalho e dos Direitos do Consumidor e responsável pelo Procon Joinville, Kleber Fernando Degracia, o consumidor.gov.br é um canal de comunicação entre o consumidor e a empresa que permite melhores condições para um acordo. “É uma negociação com compromisso de ser facilitada, vantajosa para o consumidor. Os interessados devem verificar na plataforma quais empresas estão disponíveis para a negociação”, informou.

Para dar início ao processo, após consultar se a empresa para a qual quer registrar a reclamação está cadastrada no sistema, é necessário preencher o cadastro do usuário com todas as informações solicitadas de maneira correta, pois será por meio destas informações que as empresas farão contato para a renegociação. No registro da reclamação, deve ser habilitada a opção de participação no mutirão para negociar ou quitar sua dívida. Antes de iniciar a negociação, as empresas farão uma verificação junto aos usuários, por meio da confirmação de dados.

As empresas têm um prazo de até dez dias para responder à reclamação registrada na plataforma. Durante este período, é possível que a empresa solicite informações complementares. Após a resposta da empresa, o consumidor tem 20 dias para avaliar se a reclamação foi resolvida ou não e indicar o grau de satisfação com o atendimento prestado pela empresa, atribuindo uma nota entre 1 e 5, sendo 1 o nível mais baixo de satisfação e 5 o mais alto.

Os dados pessoais dos consumidores estão protegidos, sendo públicas apenas as informações relacionadas ao relato de sua reclamação, a resposta da empresa e o comentário final do consumidor. As informações complementares solicitadas durante a interação entre consumidor e empresa, bem como os anexos e os campos específicos disponíveis no sistema, não são de conteúdo público, sendo visíveis apenas à empresa reclamada e ao órgão gestor, de acordo com os termos das Políticas de Uso de Dados Pessoais, que podem ser consultados diretamente na plataforma.

Apenas para usuários que não tenham acesso à internet, o acesso ao site pode ser feito com o auxílio do Procon Joinville, que fica na rua Saguaçu, 265, próximo ao Parque Zoobotânico, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

 

 

Por: Secom

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