Prefeitura lança Programa Morro Verde e Plano de Prevenção a Danos Ambientais em Trilhas

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) lançou o Programa Morro Verde e instituiu o Plano de Prevenção a Danos Ambientais em Trilhas situadas em Áreas de Floresta Nativa em Joinville.

 

(Foto: Divulgação)
Prefeitura lança Programa Morro Verde e Plano de Prevenção a Danos Ambientais em Trilhas (Foto: Divulgação)

A definição foi por meio da Portaria nº 127/2020, no dia 17 de setembro. Trata-se de um desdobramento do Plano de Fiscalização Ambiental estabelecido para 2020, em consonância com a legislação ambiental vigente e os Planos de Manejo de Unidades de Conservação instituídos na Região.

O objetivo do Programa é estabelecer um conjunto de intervenções preventivas intersetoriais visando evitar danos ambientais, principalmente incêndios, em trilhas e topos de morros integrados à floresta nativa.

Serão realizadas atividades de fiscalização e adotado um sistema de comunicação que seja eficiente e possibilite contato imediato entre todos os agentes envolvidos.

O Plano, a ser implantado pelo Programa, será dividido nas fases verde, amarela e vermelha, durante todo o ano. Inclui medidas de monitoramento, educação ambiental e procedimentos ostensivos nos períodos críticos se estiagem.

As ações serão realizadas por áreas técnicas da SAMA e por órgãos e entidades envolvidos no mesmo objetivo, sendo a Unidade de Fiscalização responsável pela gestão.

 

Ações de fiscalização já realizadas

De acordo com a SAMA, desde junho, vem sendo realizadas operações de fiscalização ostensivas nessas áreas, a fim de evitar novos incêndios, além da aglomeração de pessoas por conta da pandemia de Covid-19.

Trilhas foram interditadas temporariamente, placas de orientação foram confeccionadas e afixadas, tendo sido informados os proprietários de imóveis que dão acessos às trilhas. Nesse período, 250 pessoas foram impedidas de acessar as trilhas.

 

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *