Prefeitura de Joinville vai realizar cerca de 30 mil testes para Covid-19

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, vai realizar 30 mil testes para diagnósticos do novo coronavírus.

 

Prefeitura de Joinville vai realizar cerca de 30 mil testes para Covid-19

 

Neste mês de maio, a Saúde realiza testes rápidos com insumos enviados pelo Governo do Estado. Neste primeiro momento eles estão sendo direcionados aos servidores da saúde que estão em licença médica por sintomas gripais.

No início de junho, devem ser recebidos os testes adquiridos pelo município. Serão 18 mil testes rápidos e seis mil tipo PCR. O investimento total é de R$ 4.674.000,00. Com isso, a Saúde passa a realizar mais 2,7 mil exames por semana.

 


Inquérito Epidemiológico é nova estratégia

Os testes para o diagnóstico da Covid-19 serão realizados em pessoas sintomáticas, pertencentes aos seguintes grupos: profissionais da saúde; pessoas que tiveram contato domiciliar com profissionais da saúde sintomáticos; pessoas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG); parturientes; gestantes de alto risco; idosos com síndromes gripais que residem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs); e novos internos sintomáticos no sistema prisional.

Além desses, outras 12 mil pessoas deverão participar do Inquérito Epidemiológico que vai testar uma amostra populacional do município, para medir a curva de contágio da população e auxiliar a Secretaria da Saúde na tomada de decisões sobre ações como isolamento social e gestão de leitos baseada no percentual de contágio.
Capitaneado pela Secretaria da Saúde, o Inquérito Epidemiológico deve realizar cerca de 1,5 mil testes rápidos por semana.

O estudo terá a participação de domicílios escolhidos de forma aleatória e abrangerá todas as regiões da cidade. O contato inicial será realizado via telefone, por um profissional da Secretaria da Saúde. O entrevistador vai coletar informações sobre os moradores do local e um membro da família será convidado para fazer o teste rápido.

Os exames serão realizados no Centro de Triagem instalado na Associação Atlética Tupy ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
De acordo com a coordenadora do Centro de Triagem, Nicoli dos Anjos, o Inquérito Epidemiológico é uma ação diferenciada adotada pela Prefeitura de Joinville e de grande importância para as ações de prevenção e monitoramento da evolução da Covid-19, no município.

“A população deve saber que o Inquérito Epidemiológico vai iniciar e não deve estranhar se receber o contato do entrevistador da Secretaria de Saúde. É importante que as pessoas convidadas aceitem realizar o teste, para podermos levantar dados, traçar estratégias e saber quantas pessoas já foram infectadas no município”, explica Nicoli.

Até o momento, a Secretaria da Saúde de Joinville já realizou mais de 1,3 mil exames para diagnóstico da Covid-19.

 


Orientações e atendimento

As pessoas que tiverem sintomas gripais, como febre, dificuldades respiratórias, dor de cabeça, e que possam indicar contaminação pelo coronavírus, devem buscar atendimento no Centro de Triagem instalado na Associação Atlética Tupy (rua Albano Schmidt, 3605 – Boa Vista), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Além de comparecer ao local, os usuários também podem obter informações sobre atendimento pelo Web-Saúde, disponibilizado pela Secretaria da Saúde de Joinville, pelo whatsapp. As mensagens de áudio, texto ou vídeo podem ser envaidas pelo número 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

 

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *