Prefeitura de Joinville realiza palestra sobre Prevenção ao Suicídio

Prefeitura de Joinville realiza palestra sobre Prevenção ao Suicídio
Prefeitura de Joinville realiza palestra sobre Prevenção ao Suicídio
Com o objetivo de levar conhecimento e prevenção à comunidade, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde e parceira com o Centro de Valorização da Vida (CVV), realiza a palestra Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio, na sexta-feira, 13 de setembro, das 19 às 21 horas, na Câmara de Vereadores de Joinville.
O médico psiquiatra Marlon Soares, do Núcleo de Apoio à Rede de Atenção à Saúde (Naras) da SES, será o palestrante. Toda a comunidade interessada pode participar. Não é necessária inscrição. Durante o evento, serão apresentados dados estatísticos sobre o suicídio no Brasil e no município. A comunidade vai aprender sobre como identificar sinais de que uma pessoa precisa de ajuda, o que fazer quando perceber estes sinais e também para onde encaminhar as pessoas que os apresentem.
“A palestra é destinada à comunidade para conscientização sobre este tema em saúde que nos toca, singularmente, como pessoas, para entendermos que ‘falar é a melhor solução e que não estamos sozinhos’, informa Roselaine Elisa Radtke coordenadora do Naras.
Em Joinville, o atendimento a pessoas que necessitam de acompanhamento profissional inicia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e depois são transferidos para o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps). Até julho deste ano, Joinville teve o registro de 554 tentativas de suicídio, que resultaram em 24 mortes.
O Setembro Amarelo está instituído na Lei Municipal 8.258 de 24 de Junho de 2016, como mês dedicado à conscientização da população quanto à prevenção do suicídio. A SES realiza ações de capacitação para os profissionais de saúde, divulgação em mídias sociais sobre o tema e organização de grupos de valorização da vida nas escolas da rede pública do município.
O CVV é uma instituição civil sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente em todo o país há 57 anos. Em 2015, o mês de setembro passou a ser associado à cor amarela, por ser o mês do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro), por meio de uma iniciativa do CVV, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Por: Secom
Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *