Prefeitura de Joinville realiza melhorias no trecho entre as ruas Ottokar Doerffel e Independência

Prefeitura de Joinville realiza melhorias no trecho entre as ruas Ottokar Doerffel e Independência (Foto: Divulgação)
Prefeitura de Joinville realiza melhorias no trecho entre as ruas Ottokar Doerffel e Independência (Foto: Divulgação)

 

 

A Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) da Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Mobilidade, inicia obras mudanças no cruzamento das ruas Ottokar Doerffel e da Independência, a partir do dia 1º de junho.

As mudanças não envolvem alteração de direção do tráfego, mas a adição de faixas de rodagem e de sinalização, que vão facilitar a mobilidade e melhorar o trânsito na região. As alterações serão efetivas em 15 de junho.

Na rua Ottokar Doerffel, haverá um prolongamento da 2ª faixa para quem segue sentido Centro, no trecho entre as ruas da Independência e a Gothard Kaesemodel. A rua Independência terá duas faixas de acesso à Ottokar Doerffel, uma para quem segue sentido Centro e outra para quem segue sentido BR 101.

Desta forma, para quem sai da rua da Independência sentido Centro, deve usar a faixa da direita, pois, como terá duas faixas de acesso à Ottokar Doerffel, o acesso fica livre, sem precisar esperar a liberação do fluxo para acessar a via. Para quem vem da BR101 e segue na Ottokar Doerffel, deve utilizar a faixa da esquerda.

Uma faixa de acomodação central será adicionada à rua Ottokar Doerffel para os veículos que deixam a rua da Independência sentido BR 101, precisando aguardar a liberação do fluxo apenas de quem vem da BR 101 sentido Centro. A faixa de acomodação também atende a entrada e saída de veículos de um condomínio comercial próximo. No local, será implantada uma faixa de pedestres, assim como na rua da Independência.

A travessia de pedestres semaforizada em frente à empresa Tigre continua, e será refeita a repintura da faixa de pedestres no local. As mudanças também preveem a implantação de ciclofaixa ao longo da rua da Independência.

 

Estudo de tráfego

As alterações acontecem a partir de um estudo de tráfego que analisou quatro cenários diferentes. O primeiro é o atual, que serviu como comparação para três propostas de alterações. A primeira proposta analisou a eficiência de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do Residencial Caroli Easy Club, feito em 2014, que propôs a implantação de um semáforo com quatro estágios no cruzamento das ruas Ottokar Doerffel e da Independência. A região sofreu mudanças viárias nas ruas Ottokar Doerffel, Otto Parucker e Marajó, em 2018, alterando a configuração do tráfego no local e tornando essencial a reavaliação do projeto proposto no EIV.

O estudo foi feito com base na Metodologia Smart Mobility, elaborada pela Sepud. Com os dados das simulações de tráfego dos diferentes cenários, com o auxílio do simulador de tráfego Simulation of Urban Mobility (Sumo), e a contagem de tráfego, percebeu-se que a implantação do semáforo aumentaria, em média, 90% no tempo de viagem no período de pico da manhã e 73% no período de pico da tarde, tornando-se inviável.

A proposta adotada foi a que apresentou os melhores resultados nos estudos realizados, com uma redução de 10%, em média, no período de pico da manhã, e de 19% no período de pico da tarde. Para quem sai da rua Independência, isto representa cerca de cinco minutos e 11 segundos a menos em direção à BR 101 e de três minutos e 30 segundos em direção ao Centro.

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *