Prefeitura de Joinville anuncia ações para retomada da revitalização da Cidadela Antarctica

Na sexta-feira (9/4), a Prefeitura de Joinville recebeu o laudo pericial da Polícia Civil referente ao incêndio ocorrido no Complexo da Cidadela Cultural Antarctica, em 19 de março. Com o documento oficial, a Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult) segue para a próxima etapa do trabalho. Em paralelo, a Defesa Civil vai realizar o laudo estrutural da edificação.

 

Prefeitura de Joinville anuncia ações para retomada da revitalização da Cidadela Antarctica
Prefeitura de Joinville anuncia ações para retomada da revitalização da Cidadela Antarctica (Foto: Divulgação)

 

De acordo com o laudo pericial, o incêndio foi um “evento decorrente de ação humana, não sendo possível determinar se proposital ou acidental” e que “gerou riscos apenas a quem eventualmente estivesse no interior da edificação no momento da ocorrência”.

Esta semana, quatro ações terão início: uma vistoria realizada pela equipe interna, formada por conservadores, historiadores, arquitetos e gestores acompanhados da gerência de Patrimônio da Secult; salvaguarda do material ainda existente em áreas que não foram atingidas; limpeza no entorno para retirada de escombros e descartes do incêndio; e a continuação dos projetos já realizados desde o início do ano.

“Agora, os trabalhos retomam com ainda mais urgência para seguirmos com as ações emergenciais iniciadas desde janeiro. É o compromisso que assumimos com os joinvilenses”, enfatiza Guilherme Gassenferth, secretário da Secult.

Também está prevista a retomada dos processos para contratação de projetos executivos de restauro e de contenção de deslizamento do morro na parte dos fundos.

 

Revitalização do espaço

Desde janeiro deste ano, quem passava pela Cidadela Cultural Antarctica já podia perceber a movimentação de equipes trabalhando em readequações no complexo. As mudanças eram a primeira etapa da reestruturação do local para receber a comunidade.

Entre as novidades estão a construção de banheiros novos, a integração com o Parque das Águas – que ganhou novo parque infantil e teve o paisagismo totalmente renovado, por meio de parceria com a iniciativa privada -, e a desinterdição do galpão da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote), que também receberá adequações no banheiro e troca de tablados.

A comunidade poderá aproveitar os espaços entre o galpão reaberto e o da Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj) e o local será utilizado também para feiras de rua e eventos culturais e de lazer, quando a redução da gravidade da pandemia permitir. As demais edificações continuarão com acesso restrito.

Ainda nesta etapa do projeto, o local ganhará mais iluminação e reforço na segurança. Essas são demandas antigas da comunidade no entorno da Cidadela e solicitadas novamente em reunião com gestores públicos antes do início dos trabalhos no complexo.

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *