Prefeitura de Joinville amplia fiscalização para shoppings, academias e restaurantes

A Prefeitura de Joinville, por meio da  Vigilância Sanitária, serviço vinculado à Secretaria da Saúde, segue realizando fiscalizações em estabelecimentos autorizados a funcionar durante o período de pandemia do coronavírus, e amplia as vistorias para shoppings centers, academias e restaurantes, que tiveram operações liberadas a partir desta quarta-feira (22/4).

 

Prefeitura de Joinville amplia fiscalização para shoppings, academias e restaurantes
Prefeitura de Joinville amplia fiscalização para shoppings, academias e restaurantes

 

A fiscalização já estava ocorrendo nos restaurantes, que estavam oferecendo apenas serviços de entrega em domicílio e retirada no balcão.

As inspeções para esses novos segmentos são realizadas pelos fiscais da Vigilância Sanitária e seguem as determinações da Portaria do Governo de Santa Catarina, publicada na terça-feira (21/4), que prevê medidas de segurança como intensificação de higienização de utensílios e ambiente, uso de álcool gel e máscaras por clientes e colaboradores, controle de acesso de público, distanciamento mínimo entre as pessoas, entre outros itens específicos para cada tipo de estabelecimento.

 


Patrulha Coronavírus

A partir desta quinta-feira (23/4) as ações de fiscalização da Prefeitura de Joinville serão intensificadas com o início da vigência do Decreto municipal no 37.943, que institui a ampliação da equipe de fiscais e a possibilidade de penalizar estabelecimentos reincidentes no descumprimento das normativas de prevenção à propagação do coronavírus.

Com a “Patrulha Coronavírus”, as atuais sete equipes formadas por fiscais da Vigilância Sanitária, passarão a ser 20, ganhando o reforço dos fiscais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).

Conforme o Decreto, na primeira vistoria, os agentes visitarão os estabelecimentos e verificar o cumprimento das normativas aplicáveis à atividade específica. Em caso de inconformidades, prestarão orientações sobre as adequações necessárias e emitirão um auto de advertência.

Entre as orientações que serão transmitidas, estão informações sobre lotação, cuidados com higiene das mãos e dos ambientes, bem como uso de máscaras.

Após o primeiro contato, as próximas vistorias passam a ter caráter punitivo. Conforme o Decreto, em caso de reincidência no descumprimento das normativas pertinentes à atividade, a equipe aplicará medida cautelar de interdição do estabelecimento por 48 horas.

Se na terceira vistoria acontecer a segunda reincidência, consecutiva ou não, o estabelecimento receberá um auto de infração sanitária e poderá ser fechado até o término da situação de emergência.

De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária de Joinville, Edilaine Pasquali, a orientação às empresas e aos consumidores é que sigam os regramentos, para evitar a propagação do coronavírus e para que os serviços possam ser mantidos.

“Se todas as medidas forem tomadas, haverá controle na disseminação da Covid-19. É preciso que todos sigam as regras para que possam continuar consumindo e atendendo”, reforça.

 

 


Informações e denúncias

Os estabelecimentos que tiverem dúvidas sobre as normativas estabelecidas pelos decretos e portarias em vigor, podem solicitar informações pelo e-mail vigilanciasanitaria@joinville.sc.gov.br.

Casos de descumprimento das normas de prevenção à Covid-19 podem ser denunciados pelo telefone 151, das 10h às 16h, ou registrados junto à Ouvidoria do município, por meio do site da Prefeitura de Joinville.

 

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

 

 

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *