Política pública de desburocratização

Política pública de desburocratização
Política pública de desburocratização (Foto: ACIJ)

 

 

Joinville pode encontrar no Nordeste o melhor exemplo de simplificação dos licenciamentos ambientais. A cidade de Fortaleza tem sido citada no Brasil como referência na desburocratização, quando emite os alvarás de construção de forma digital. A capital cearense detém uma secretaria de meio ambiente que integra também o planejamento urbano, um conselho municipal, um fundo ambiental e uma agência de fiscalização. São estruturas existentes na maior cidade de Santa Catarina.

 

“Manter as autorizações na esfera municipal, mais próximo à comunidade”

 

A plataforma online existe desde 2015, mas os alvarás começaram ser emitidos em janeiro. São aproximadamente 30 serviços que o contribuinte fortalezense pode realizar pela internet. As autorizações que antes demoravam seis meses a três anos hoje são liberadas em dois dias úteis. É salutar que Joinville busque essa política pública de desburocratização. Vale ressaltar, que em aspectos ambientais Fortaleza também possui índices melhores de saneamento e, depois de Porto Alegre e Curitiba, acumula o melhor índice de coleta de resíduos sólidos, bons indicativos de que a simplificação não se opõe ao meio ambiente.

Desde 2011, quando foi deflagrada a Operação Simbiose, o tema licenciamento ambiental vem sendo discutido de forma sensível. Neste contexto, é acertada a decisão da Prefeitura de Joinville em não recorrer da sentença junto a Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Faz-se necessário manter as autorizações na esfera municipal, mais próximo à comunidade. Os empreendimentos de médio e grande potencial poluidor podem buscar suas licenças junto ao Instituto de Meio Ambiente (IMA) e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

 

O Automation Talks, organizado pelos Núcleos de Automação e de Tecnologia e Inovação da ACIJ, discutiu a aplicação da tecnologia na indústria automobilística. O público também conheceu os cases de inovação da Yaskawa, Eletronacional, Eco Automação Industrial e Advantech. Na foto, nucleados e os palestrantes Mathias Hofmann (BMW) e Carlos Sakuramoto (GM) (Foto: Elton Costa)
O Automation Talks, organizado pelos Núcleos de Automação e de Tecnologia e Inovação da ACIJ, discutiu a aplicação da tecnologia na indústria automobilística. O público também conheceu os cases de inovação da Yaskawa, Eletronacional, Eco Automação Industrial e Advantech. Na foto, nucleados e os palestrantes Mathias Hofmann (BMW) e Carlos Sakuramoto (GM) (Foto: Elton Costa)

 

 

Expogestão

Gestores e líderes empresariais compartilham experiências

A partir de amanhã Joinville se torna o centro das atenções para onde se voltam àqueles que pensam em debater temas atuais e obter novas perspectivas expostas por pessoas da indústria, filósofos, teólogos, economistas, entre outros. É o inicio do Congresso Nacional de Atualização em Gestão e Feira de Negócios e Relacionamentos (Expogestão). A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) leva sua equipe de colaboradores e núcleos para o mais importante evento de atualização, relacionamento e fortalecimento do segmento empresarial.

Empresas que se integrarem a entidade no período da 17ª Expogestão, têm como oportunidade o pagamento da mensalidade somente em agosto. Associados também poderão obter linhas de crédito facilitadas e com avalização porque a ACIJ é parceria da Instituição Financeira de Cooperativa Sicredi e da Sociedade de Garantia de Crédito Santa Catarina (GaranteNorte).


 

EDUCAÇÃO: A ACIJ possui convênios com seis instituições de ensino técnico, superior e pós-graduação. Colaboradores das empresas associadas têm descontos em matrículas e mensalidades, sendo uma oportunidade de custear os estudos com menor custo. O benefício possibilita redução de 5% a 20% sobre o valor total pago pelo estudante. Para ter direito ao desconto o aluno deve apresentar, na secretaria da instituição, a declaração de empresa associada fornecida pela ACIJ com a cópia da carteira de trabalho com o vínculo empregatício. As instituições onde é possível o desconto são: o Centro Educacional BSSP, o Centro Universitário Católica de Santa Catarina, a Faculdade Cenecista de Joinville, a Faculdade de Tecnologia Assessoritec, o Serviço Nacional da Indústria e a Sustentare Escola de Negócios.

RELACIONAMENTO: Para conectar empreendedores dos segmentos da indústria, comércio e serviços da cidade e região, a ACIJ promove sessão de negócios. Representantes das empresas têm a oportunidade de captar clientes, apresentar produtos e serviços. Será realizada no dia 21, às 13h30, com investimento de R$ 50 para associados e 100 para não associados. Mais informações no telefone (47) 3461-3333.


 

Agenda


 

Você sabia?

Segundo o Focus, a expectativa anual da inflação, entre 2019 a 2021, é permanecer em 4,0% e reduzir para 3,75% no terceiro ano. Fonte: BCB

 

 

Por: ACIJ

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *