Pessoas que convivem na mesma residência de infectado devem fazer testes da Covid-19

A Secretaria da Saúde de Joinville orienta às pessoas que moram na mesma residência de alguém que confirmou positivo para Covid-19 e está em isolamento domiciliar, que entrem em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima para fazer o agendamento para a testagem rápida.

 

(Foto: Reprodução/Internet)
Pessoas que convivem na mesma residência de infectado devem fazer testes da Covid-19 (Foto: Reprodução/Internet)

 

Os agendamentos podem ser feitos via telefone da unidade ou pelos canais Ligue-Saúde ou Web-Saúde, no contato 47 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas. Os testes são realizados em uma das 57 Unidades Básicas de Saúde do município.

Essa medida é uma forma de checar como está a propagação do coronavírus dentro do ambiente de moradia do infectado e, com isso, já orientar preventivamente os demais moradores.

As pessoas da residência que forem fazer os testes rápidos devem apresentar o laudo do familiar positivo para confirmar a presença de um infectado na moradia. O endereço também será checado pela equipe da unidade.

 

 

Morador com sintomas

O morador da residência que apresentar sintomas da doença, mas ainda não fez nenhum teste, deve procurar uma das Unidades Básicas de Saúde ou a pessoa pode se deslocar para um dos três Pronto Atendimentos (Sul, Norte ou Leste) ou para o Centro de Triagem da Covid-19, localizado na Associação Atlética Tupy (rua Albano Schmidt, 3605 – Boa Vista). O teste, para quem já apresenta sintomas, é feito pelo exame PCR, realizado a partir da coleta do material via nasal.

 

Transmissão

A doença causada pelo coronavírus é de fácil transmissão. Por isso, uma pessoa positiva pode contaminar demais integrantes que vivem junto. A doença se propaga no contato com secreções de tosse, espirro e gotículas da saliva.

Se compartilhar a moradia, o paciente deve ficar, preferencialmente, em quarto individual e com janela aberta. Se isso não for possível, manter a distância mínima de 2 metros dos demais moradores. O período de isolamento varia de sete dias para o positivo assintomático (sem sintomas) e 14 dias para quem tem os sintomas.

 


Restrições

O deslocamento da pessoa doente ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus dentro de casa deve ser o mínimo possível. Manter os ambientes arejados e não compartilhar sofás, camas e cadeiras com o paciente.

Evitar visitas de amigos ou parentes, mas tentar manter hábitos agradáveis na rotina, como conversas on-line, leituras, pintura artística, ou outras atividades que sejam possíveis fazer no isolamento.

O paciente de Covid-19 não deve sair de casa, apenas se surgir um caso de emergência ou piora de sintomas, para atendimento médico.

 


Outros cuidados com higiene

As roupas pessoais, e de cama e banho do paciente devem ser higienizadas com água e sabão, separadamente. Evitar agitá-las e deixar tudo separado dos demais familiares, assim como os outros utensílios, copo, xícara, talheres, pratos, escovas de dentes.

Cuidar ainda mais da higiene das mãos, antes e depois da preparação dos alimentos, antes de comer, depois de usar o banheiro, antes e após qualquer tipo de contato com o paciente ou com o ambiente no qual ele está.

Caso o espaço seja compartilhado com o paciente, manter a distância mínima, limpar a casa mais de uma vez por dia, utilizando pano com hipoclorito a 0,2% no chão e todas as superfícies tocadas (mesa, cadeira, armário, maçanetas, portas, brinquedos). Em objetos pessoais, como caneta, celular, chaves, usar álcool 70%.

 

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *