Percurso Cultural Fritz Alt é opção de programa cultural para as férias

Percurso Cultural Fritz Alt é opção de programa cultural para as férias
Percurso Cultural Fritz Alt é opção de programa cultural para as férias

 

Uma sugestão de programa especial para a garotada que está em férias e, também, para os visitantes que estão em Joinville participando do Festival de Dança, é o Percurso Cultural Fritz Alt, que acontece nesta terça-feira, 24 de julho, das 11 às 13 horas.

Na atividade, os participantes fazem uma visita guiada às obras do escultor Fritz Alt, expostas em locais emblemáticos de Joinville. O roteiro inclui o Monumento ao Imigrante, na Praça da Bandeira, o Busto Dona Francisca, na Rua das Palmeiras, o painel da Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin, e o painel exposto na sede do Sesi (Serviço Social da Indústria).

A visita guiada é acompanhada por educadores do Museu Fritz Alt que, em cada parada, fazem explicações e contextualizações históricas sobre as obras do artista. O deslocamento é realizado com a van da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

Os pontos de partida e de retorno são no Museu Casa Fritz Alt (rua Aubé, s/no, Servidão Fritz Alt, Boa Vista) e os participantes deverão estar no local com quinze minutos de antecedência ao horário da saída.

As inscrições para o Percurso Cultural são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail educativofritzalt@gmail.com. Há quinze (15) vagas disponíveis. Outras informações pelo telefone (47) 3433-3811.

O artista Fritz Alt

Contrário à guerra e descontente com o ensino das escolas de arte que frequentava na Alemanha, em 1922, Fritz Alt deixou seu país e veio para o Brasil, onde se instalou no Rio de Janeiro.

Como não tinha concluído o curso de escultura, sua profissão foi considerada indefinida e Fritz Alt foi enviado para trabalhar na lavoura, em Joinville. Em 1924, contraiu malária e foi tratado pelo médico militar do 13o Batalhão de Caçadores (atual 62o Batalhão de Infantaria) e passou a realizar serviços de pintura no local.

No ano de 1926, esculpiu o busto em bronze da princesa Dona Francisca, em comemoração aos 75 anos de Joinville. A partir de então, sua obra ganhou repercussão e ganhou espaço em locais como o Palacete Schlemm e Sociedade Harmonia Lyra.

Em meados da década de 1940, em parceria com o arquiteto e amigo Paul Helmuth Keller, Fritz Alt projetou sua casa-ateliê, com influência da cultura alemã, combinada a traços originais e funcionais que representam a personalidade do artista.

Fritz Alt faleceu em 1968 e, dois anos mais tarde, sua casa foi transformada em museu.

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *