Patrulha do Coronavírus fiscaliza cumprimento do novo decreto da Prefeitura de Joinville

As novas medidas restritivas voltadas à prevenção ao Coronavírus no município, passam a valer nesta quinta-feira (25/6), com a entrada em vigor do Decreto 38.520/2020, da Prefeitura de Joinville. Para fiscalizar o cumprimento das novas determinações, a Patrulha Coronavírus, da Vigilância Sanitária, continua nas ruas, com 20 equipes.

 

Foto: Secom / AJ
Patrulha do Coronavírus fiscaliza cumprimento do novo decreto da Prefeitura de Joinville (Foto: Secom / AJ)

 

Ficou determinado o isolamento domiciliar a toda pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Também é obrigatória a utilização de máscaras de proteção por todas as pessoas, em todos os espaços públicos e os de uso comum.  Além disso, bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres deverão funcionar com atendimento limitado a 50% de sua capacidade total.

Os estabelecimentos que já foram orientados sobre as normas de segurança sanitárias contra o novo coronavírus, e descumprirem a estas novas regras, já se enquadram como reincidentes.

Desse modo, serão interditados por 48 horas, ou até o final da pandemia, se permitirem a permanência de idosos em locais que não forem considerados para o desempenho de atividades estritamente necessárias, como trabalho ou atendimento em saúde.

A orientação é que os idosos deem preferência ao pedido de telentrega, mesmo para os serviços essenciais, como farmácia e alimentos.

A implementação dos novos cuidados tem a intenção de evitar a lotação dos leitos hospitalares e ainda preservar a saúde dos idosos, que têm sido mais suscetíveis a complicações da COVID19, de acordo com os números registrados na cidade.

“Quando as regras não são respeitadas, todos sofrem as consequências, pois o fechamento dos estabelecimentos ou suspensão de serviços atinge não só os idosos, mas toda a população. Esperamos que isso não seja necessário”, alerta a gerente da Vigilância Sanitária, Edilaine Pacheco.

As denúncias sobre descumprimentos das medidas devem ser feitas via  Web-Saúde, no número (47) 3481-5165, via WhatsApp

 

As novas determinações estabelecidas no decreto:

– Fica determinado o isolamento domiciliar a toda pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

– Fica permitido o deslocamento de pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos somente para o desempenho de atividades estritamente necessárias, tais como: atividades laborativas; atendimentos de saúde e aquisição de produtos alimentícios e de saúde. A pessoa idosa deve estar munida de documento de identificação, sob pena de ser acompanhado até a sua residência para a devida identificação.

– É obrigatória a utilização de máscaras de proteção por todas as pessoas, em todos os espaços públicos e os de uso comum.

– Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres deverão funcionar com atendimento limitado a 50% de sua capacidade total, excetuados os serviços de tele entrega ou retirada no estabelecimento.

 

Ficam suspensas, por tempo indeterminado:

– Quaisquer práticas esportivas que envolvam contato físico entre os participantes.

– A concentração e a permanência de pessoas em parques, praças e demais espaços públicos de uso coletivo.

 

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *