so_aqui

Parceria entre Prefeitura de Joinville, indústria e universidade aproxima alunos da rede municipal das novas tecnologias

Parceria entre Prefeitura de Joinville, indústria e universidade aproxima alunos da rede municipal das novas tecnologias
Parceria entre Prefeitura de Joinville, indústria e universidade aproxima alunos da rede municipal das novas tecnologias

 

Uma parceria assinada entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, o Perini Business Park, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Instituto Tecnológico de Joinville (FITEJ) vai proporcionar a alunos do 9º ano da Rede Municipal conhecer de perto as novas tecnologias da indústria.

A intenção é aproximar os estudantes das mais modernas tecnologias utilizadas na indústria, como impressões 3D, Realidade Virtual, Indústria 4.0 e Realidade Aumentada.

A vivência tecnológica será viabilizada por meio de visitas aos laboratórios de modelagem em impressoras 3D de alta tecnologia e de simulação e realidade virtual na FITEJ, e ao Espaço de Ciência e Tecnologia da UFSC, criado para as atividades de extensão da universidade pública, que conta com demonstrações relacionadas ao meio ambiente, energias renováveis e tecnologias sustentáveis, além de jogos e simuladores de carros.

A programação inclui, ainda, palestra sobre Preservação Ecológica e visita às trilhas ambientais do Perini, localizadas em meio a mais de 600 mil m2 de área de preservação. A primeira visita dos estudantes será no dia 17 de outubro. Em 2018, serão realizadas mais duas visitas, nos dias 7 e 21 de novembro.

A parceria com a Secretaria de Educação foi articulada pela FITEJ, que desde a inauguração dos laboratórios no Perini, há um ano, buscava uma forma de colocar os estudantes em contato com as mais modernas tecnologias aplicadas em Joinville. “Temos que investir no presente e por isso é fundamental reunir indústria, academia, juventude e tecnologia”, afirma o secretário de Educação, Roque Mattei.

Alexandre Marino Costa, pró-reitor de graduação da UFSC, destaca a importância de estimular o interesse dos jovens por ciência e tecnologia. Segundo Costa, a UFSC está trazendo para Santa Catarina a referência da Open University, da Inglaterra, para levar a realidade aumentada para as escolas.

Marcelo Hack, presidente do Perini Business Park, ressalta que a parceria chega no momento de implantação do Ágora Tech Park. “Despertar a curiosidade do jovem pela pesquisa aplicada e contribuir com a sua conscientização ambiental são diretrizes das nossas ações de investimento social privado porque os pilares da Educação e da Inovação formam a base da economia competitiva”, diz Hack.

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *