O trabalho do vereador

Todos estamos conscientes que devemos melhorar a cada dia, nos superando sempre e, se possível, nos surpreendendo com nosso progresso.
Todos estamos conscientes que devemos melhorar a cada dia, nos superando sempre e, se possível, nos surpreendendo com nosso progresso.

 

Todos estamos conscientes que devemos melhorar a cada dia, nos superando sempre e, se possível, nos surpreendendo com nosso progresso. Sabemos que temos que melhorar sempre e cobramos muito a melhoria do nível dos nossos políticos, já que é na política que as soluções começam.

Falamos muito nos nossos deputados, senadores da república, governadores e até do presidente e passamos quase sempre ao largo quando se trata das Câmaras de Vereadores. É ali que tudo começa e é ali que as carreiras políticas são forjadas. Um excelente vereador, será um excelente deputado e assim por diante.

Por que as Câmaras de Vereadores, pelo Brasil afora, são tão desprestigiadas pela população em geral? Na maioria dos casos cobra-se dos vereadores realizações que não estão na sua alçada de decisão, como obras e outras atribuições que são próprias do Poder Executivo. Entretanto, em muitos dos casos o que se observa é ineficiência na atuação parlamentar e na inutilidade de alguns projetos de leis propostos e que acabam sendo motivo de desprestígio do Legislativo municipal.

Aqui mesmo na Câmara de Vereadores de Joinville tramitam ou tramitaram projetos que nos dão a exata noção do que não é prioritário para o município e sua gente. Apenas para exemplificar, há projetos que dispõem sobre o Dia de encontro e exposição de carros rebaixados preparados e customizados; Dia do voluntário de proteção aos animais; Dia da comunidade haitiana; Dia municipal de luta pela inclusão inclusiva; Semana municipal da cuca; inclusão na grade curricular do tema direitos animais; criação da semana municipal do rock, etc.

Faltariam dias e semanas no nosso calendário se todas as proposições criando o dia ou a semana para algo, fossem aprovados. Cada um desses e outros projetos, requereu pelo menos duas reuniões de comissões técnicas e alguma audiência pública para ir ao plenário. Não que esses temas não sejam importantes, mas por certo há outros que merecem prioridade.

Se analisarmos o compêndio da grande maioria das propostas apresentadas, chegaremos à conclusão de que não são de interesse da cidade, mas apenas de pequenos grupos. Nunca esquecer que ao assumir o honroso ofício de Vereador, deve-se sempre ter em mente que será vereador de Joinville, não importando o partido político ou o grupo que deu suporte à sua eleição.

Pensamos, às vezes, muito pouco na cidade e muito mais no pequeno varejo. Esse fenômeno perpassa pelo Brasil afora e todos se queixam de suas câmaras de vereadores. Joinville poderia dar o exemplo e sair na frente com o Legislativo mais eficiente do Brasil. Fica a sugestão. Joinville merece. Da mesma forma que nós tentaremos ser a melhor associação empresarial do país.

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *