bolsas_estudo

Núcleo de Negócios Internacionais da ACIJ lança a programação do Meeting Comex 2019

Núcleo de Negócios Internacionais da ACIJ lança a programação do Meeting Comex 2019
Núcleo de Negócios Internacionais da ACIJ lança a programação do Meeting Comex 2019

 

Meeting Comex 2019 é o maior evento sobre comércio internacional do Sul do país com programação voltada para as relações internacionais. O evento foi lançado nesta quarta-feira, 27, na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) e é organizado pelo Núcleo de Negócios Internacionais. A oitava edição acontecerá no dia 10 de abril, no Centro de Convenções e Exposições Expoville.

De acordo com a organização, são esperados 700 executivos e profissionais da área de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. “A geração de negócios, a troca de conhecimento e a compreensão das relações com outros países para a abertura de mercado permeiam o evento além da operacionalização do processo de exportação”, comenta a presidente do Núcleo de Relações Internacionais, Maysa Fischer.

Fatores econômicos e da geopolítica, com influência nas relações com o mundo integram os 12 workshops. Como destaque a palestra intitulada “Uma nova leitura econômica do mundo” com Eduardo Moreira, eleito o terceiro melhor economista do país pela Revista Investidor Institucional.

Durante o lançamento, o presidente da ACIJ destacou a importância de temas voltados às necessidades dos exportadores e falou sobre números no país. “Parte da economia está atrelada a movimentação da exportação e, entre os produtos brasileiros que mais ganham o mundo estão à soja, o minério de ferro, petróleo, cana de açúcar, automóveis, carne de frango, celulose e a carne bovina, mas o setor manufaturado pode crescer”.

Inscrições

No site da ACIJ ou na plataforma Sympla (acij.com.br/agenda ou www.sympla.com.br) pelo valor de R$ 150 para associados e R$ 180 para não associados. O passaporte dá direito à participação na palestra de abertura, workshops, feira e palestra de encerramento.


Palestra de abertura, das 8h30 às 10h10

  • Santa Catarina Global, com o secretário de Estado de Articulação Internacional, Derian Campos.

Programação de workshops em salas simultâneas, das 14h10 às 15h20

  • Brasil com S ou com Z? Onde sua empresa vai fazer negócios, com Sérgio Pereira, autor do livro Futuro Pretérito – visões do que não mudou no comércio exterior nos últimos 30 anos;
  • O que exportadores e importadores devem saber esperar?, com Roberta Fogueral e, advogada com forte atuação em contratos internacionais especialista em Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços (SISCOSERV);
  • Cooperação e competição: consequência na internacionalização da Shipping Industry no Brazil, com Luís Henrique Lemos, graduado e pós-graduado em logística e com mestrado em administração, integra Porto Nave;
  • Facilitação comercial com blockchain, com Leonardo Macedo, auditor fiscal da Receita Federal, mestre em direito econômico;
  • Inovação e tecnologia – as tendências e como elas podem impactar o comércio exterior que conhecemos, com Bruno Meurer de Souza e Evandro Luiz Turatto Filho, ambos graduados em comércio exterior. Ambos tem formação no Vale do Silício, Meurer em gestão de pessoas e Turatto em tecnologia.
  • As perspectivas para os benefícios fiscais de Santa Catarina, com Ricardo Schuarts e Alessandra Badalotti, ambos advogados tributários com atuação em contratos internacionais. Schuarts foi consultor pela Humburg Sud e Rödl & Partiner no Brasil e Estados Unidos.
  • OEA sob a perspectiva do gerenciamento de ricos – uma análise prática, com Marcio Freitas e Raquel Segalla Reis. Freitas é especialista em comércio exterior e Raquel advogada empresarial e consultora da OEA. Freitas é um dos 47 profissionais brasileiros habilitados no programa OEA.
  • Eu funding – inovação e energias renováveis, com Maysa Fischer e Pablo Oliveira Nicolitz, ambos advogados. Maysa é advogada na área de negócios internacionais e Nicolitz formado em relações internacionais e é consultor de empresas na Europa, América Latina e Ásia. Nicolitz é mestre em estudos de paz e conflito na Alemanha.
  • Transporte marítimo internacional de cargas – cenários e principais desafios, com Laurent Van Der Voo, graduado em economia e comércio internacional, atua na rota de exportação e importação do Grupo MSC.
  • Entenda as melhores práticas para aumentar a competitividade com os regimes especiais aduaneiros, com Jersony Souza, consultor de operações tributárias em comércio exterior.
  • A insegurança jurídica no processo de entrega da mercadoria importada, com Alexandro Alves Ferreira, despachante aduaneiro, atua na inteligência fiscal e tributária da Ásia Shipping.
  • A importância do contêiner para a logística brasileira, com Felipe Fioravanti Kaufmann, formado em logística, é gerente geral da APM Terminals Serviços Retroportuários no Brasil.

 

Palestra de encerramento, das 15h30 às 16h40

Uma nova leitura econômica do mundo, com Eduardo Moreira, formado em engenharia pela PUC do Rio de Janeiro e estudou economia na Universidade da Califórnia de San Diego (UCSD). Em 2013 foi eleito pela revista Época Negócios um dos 40 brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos e em 2016 votado pela revista Investidor Institucional como um dos três melhores economistas do Brasil. Escreveu oito livros, entre eles o bestseller Encantadores de Vidas.

 

 

Mais notícias

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *