bolsas_estudo

Neste sábado tem dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite em Joinville

Neste sábado tem dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite em Joinville
Neste sábado tem dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite em Joinville

 

Neste sábado, 18 de agosto, das 8 às 17 horas, será o Dia D para mobilização de vacinação contra sarampo e poliomielite em Joinville. A Secretaria da Saúde solicita que os pais levem crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos às unidades de saúde mais próximo de suas casas. Também estará em funcionamento, das 9 às 13 horas, um posto adicional no Ambulatório da Univille, na rua Ministro Calógeras, 439, Centro.

A meta da campanha deste ano é atingir 28.325 crianças. Mas até o fim da tarde de quarta-feira (15/8), menos de 30% da meta receberam as doses, sendo 27,69% de Poliomielite e 26,96% de Sarampo.

“Mesmo as crianças que já tomaram a dose de rotina precisam participar da campanha para garantia de proteção”, faz um apelo a enfermeira do Centro de Vigilância em Saúde, Sandrine Teuber. A preocupação em criar um bloqueio vacinal é por conta do aumento do número de casos de sarampo no país, vindos, principalmente, da Venezuela.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 14 de agosto, tinham sido confirmados 910 casos de sarampo no Estado do Amazonas, além de 5,630 casos em investigação. Em Roraima, também foram confirmados 296 contaminações por sarampo, além de 101 sendo investigados. Até o momento, estão confirmados 6 casos de óbitos por sarampo no país.

“Não podemos esperar o problema chegar. Temos de trabalhar com prevenção”, avisa Sandrine. O vírus é leve, fica no ambiente e é altamente transmissível. “Uma pessoa contaminada, mesmo antes de sentir os sintomas, já está transmitindo, e a cada 10 pessoas não vacinadas, 9 são contaminadas,” alerta a enfermeira.

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *