Museu Fritz Alt realiza oficina de modelagem em escola de Joinville

Museu Fritz Alt realiza oficina de modelagem em escola de Joinville (Foto: Divulgação)
Museu Fritz Alt realiza oficina de modelagem em escola de Joinville (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (26/4), às 9 horas, a equipe de educadores do Museu Casa Fritz Alt estará na Escola Municipal Anita Garibaldi (rua Independência, 965 – Anita Garibaldi) para realizar a oficina de modelagem “Fritz Alt vai à escola”.

Na atividade, duas turmas de alunos de quarto ano do Ensino Fundamental conhecerão a obra do artista plástico alemão Fritz Alt, sua contribuição para a arte e a cultura de Joinville, e aprenderão sobre a importância da preservação do patrimônio artístico e cultural.

Em seguida, as crianças farão um trabalho prático de modelagem tendo como inspiração a obra do artista alemão. A equipe do museu levará algumas esculturas de resina, fundidas em moldes confeccionados pelo próprio Fritz Alt. A partir dessas peças, as crianças utilizarão argila para esculpir as suas próprias obras de arte.

“A proposta da oficina de modelagem é levar às crianças que nem sempre têm a oportunidade de ir ao museu, o conhecimento sobre arte e sobre o trabalho de Fritz Alt”, explica a educadora do museu, Deise Oliveira.

As escolas que tiverem interesse em receber a oficina de modelagem “Fritz Alt vai à escola” podem entrar em contato com os educadores do museu pelo telefone (47) 3455-0075 ou pelo e-mail educativofritzalt@gmail.com. A atividade é gratuita.

O artista Fritz Alt 

Contrário à guerra e descontente com o ensino das escolas de arte que frequentava na Alemanha, em 1922, Fritz Alt deixou seu país e veio para o Brasil, onde se instalou no Rio de Janeiro.

Como não tinha concluído o curso de escultura, sua profissão foi considerada indefinida e Fritz Alt foi enviado para trabalhar na lavoura, em Joinville. Em 1924, contraiu malária e foi tratado pelo médico militar do 13o Batalhão de Caçadores (atual 62o Batalhão de Infantaria) e passou a realizar serviços de pintura no local.

Em 1926, esculpiu o busto em bronze da princesa Dona Francisca, em comemoração aos 75 anos de Joinville. A partir de então, sua obra ganhou repercussão e ganhou espaço em locais como o Palacete Schlemm e Sociedade Harmonia Lyra.

Em meados da década de 1940, em parceria com o arquiteto e amigo Paul Helmuth Keller, Fritz Alt projetou sua casa-ateliê, com influência da cultura alemã, combinada a traços originais e funcionais que representam a personalidade do artista.

Fritz Alt faleceu em 1968 e, dois anos mais tarde, sua casa foi transformada em museu.

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *