Museu Arqueológico de Sambaqui leva conhecimento e experiência às escolas

Cerca de 450 crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Marilene dos Passos Santos, do bairro Paranaguamirim, tiveram a oportunidade de aprender sobre arqueologia e o corpo humano, trabalhando com o Kit Percursos do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville.

O conjunto inclui réplicas e peças originais do acervo do museu, como ossos humanos, ferramentas, utensílios e materiais informativos sobre a sociedade sambaquiana. As atividades realizadas com o kit podem envolver diversas disciplinas como ciências, história, geografia e até língua portuguesa e educação física.

Foi assim o que aconteceu com os alunos do CEI no Paranaguamirim, durante um exame biométrico, realizado na aula de educação física.

“As crianças começaram a perguntar sobre quais alimentos são bons para os ossos e ficaram curiosos para saber a diferença entre eles, as formas, os tamanhos”, conta a professora da disciplina, Fernanda Krella.

Como algumas turmas haviam visitado o Museu Arqueológico de Sambaqui anteriormente, surgiu a ideia de montar a exposição com o Kit Percursos para que mais alunos pudessem aprender.

Durante uma semana, além de todas as crianças do CEI, a comunidade também pode aprender mais sobre arqueologia manuseando peças como ossos, utensílios e ferramentas. Banners explicativos e a réplica de um sepultamento sambaquiano completam a exposição do Kit Percursos.

“A iniciativa de abrir a exposição para a comunidade foi muito boa. As próprias crianças levaram os pais para visitar o espaço e contaram para eles tudo o que aprenderam. Com o Kit Percursos conseguimos promover a cultura, valorizar a pesquisa da criança e inserir a comunidade na escola”, relata a diretora interina do CEI, Marta Dettruz.

A pequena Gabriele Mira, de 6 anos, visitou o Museu de Sambaqui e reforçou seu aprendizado na exposição do CEI. Para ela, as peças mais interessantes da exposição são os ossos. E ela explica: “Esse é o crânio, que é a cabeça, e essa é a bacia de um adulto, porque é grande. Quando eu estiver em férias quero levar meu pai e minha mãe no museu para mostrar tudo o que tem lá”.

Índios Guarani visitam Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville
Museu Arqueológico de Sambaqui leva conhecimento e experiência às escolas

Kit Percursos nas escolas

As escolas de Joinville que desejarem levar conhecimento arqueológico aos seus alunos podem solicitar o empréstimo do Kit Percursos ao Museu Arqueológico de Sambaqui. O material pode permanecer com a escola por até uma semana.

Os grupos que preferirem visitar o Museu podem fazer o agendamento. Informações para empréstimo do Kit ou para agendamento de visitas podem ser obtidas pelo telefone (47) 3433-0114 ou pelo e-mail gerson.machado@joinville.sc.gov.br.

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *