Moradores de rua recebem vacina contra gripe em Joinville

Moradores de rua recebem vacina contra gripe em Joinville
Moradores de rua recebem vacina contra gripe em Joinville

 

As secretarias de Assistência Social e da Saúde de Joinville realizam nesta semana ação de prevenção à gripe aos moradores de rua, a partir da aplicação da vacina da influenza.

Nesta terça-feira (26) foram feitos os primeiros atendimentos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

Um dos primeiros a ser vacinado foi o morador de rua Victor Hugo Martins, natural de Curitibanos que está há três meses em Joinville em busca de trabalho. “Tomei a vacina porque o frio chegou e eu já tive uma gripe muito forte. Fiquei internado um mês. Não quero mais passar por aquilo”, relembrou.

Assim como vários outros, Victor Hugo procurou o Centro POP para ter apoio com alimento, banho e retirada de documentos. A equipe do Consultório na Rua, formado por um enfermeiro, uma psicóloga e dois técnicos em enfermagem, tem levado a vacina aos locais onde se abrigam os moradores de rua como espaços públicos e casas abandonadas.

“O público que nós atendemos pela Saúde é o mesmo da Assistência Social. São pessoas que moram na rua e também têm o direito aos serviços públicos. Como a maioria não procura os locais, nós vamos ao encontro deles”, explicou a psicóloga Danielle A. B. Tomedi.

A busca ativa desse público também leva ações como os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite tipos B e C. “Entendemos que essa população vulnerável deveria integrar o público-alvo da campanha de vacinação”, avalia o coordenador do Centro POP, Sandro Minuzzo.

A próxima ação de vacinação contra a gripe no Centro Pop acontece na quinta-feira, dia 28, a partir das 9 horas.

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *