evento_pj

Ministro Luis Roberto Barroso, do STF, na ACIJ

Ministro Luis Roberto Barroso, do STF, na ACIJ (Foto: ACIJ)
Ministro Luis Roberto Barroso, do STF, na ACIJ (Foto: ACIJ)

 

Hoje estará nos visitando o Ministro do Supremo Tribunal Luis Roberto Barroso. No Supremo há cinco anos, o Ministro Barroso como é conhecido, tem se destacado não apenas pelo seu conhecimento jurídico, sobretudo, pela defesa intransigente dos valores morais que deveriam nortear a postura de todos os Ministros nos seus julgamentos.

Num dos seus discursos de formatura, Barroso exortou os formandos a serem bons. “Ser bom significa amar a si e amar ao próximo. Sejam bons com vocês mesmos. Ouçam o próprio coração, percorram os caminhos que conduzam aos seus sonhos, desfrutem os prazeres legítimos que a vida proporciona. Não sintam culpa de ser felizes. Ao lado disso, sejam bons para os outros. Tenham uma visão igualitária do mundo. Ninguém é melhor do que ninguém. As pessoas são diferentes, e não umas superiores às outras.

Gabriel García Marques, em página inspirada, escreveu: “Um homem só tem o direito de olhar outro de cima para baixo se for para ajudá-lo”. Cultivem bons sentimentos; racionalizem os impulsos negativos que existem em todos nós. Um dos milagres de que o espírito é capaz é o de transformar inveja em admiração sincera. Inveja é querer que o outro não tenha. Admiração é querer ter também, sem tomar indevidamente, o que o outro tem de bom. E dar os créditos, confessar a inspiração. Alguns professores que tive iluminaram o meu caminho a vida inteira. A admiração traz alegria e amigos.”

Seja bem-vindo à Joinville e à ACIJ, Ministro Barroso!

 

Mais notícias

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *