catolica

Linkedin, Lattes e Portfólio: conheça as diferenças dos currículos e veja como fazer o seu

Um bom currículo on-line é fundamental para mostrar ao mercado o seu perfil, as suas conquistas profissionais e também que você está disponível para novos desafios. É por meio dele, também, que você realiza a primeira etapa para chamar a atenção de um recrutador. Tendo isso em vista, ele deve reunir suas competências técnicas e trabalhos já realizados, para o profissional de RH analisar se o seu conhecimento ou experiência são compatíveis com a oportunidade de emprego disponível.

 

Linkedin, Lattes e Portfólio: conheça as diferenças dos currículos e veja como fazer o seu
Linkedin, Lattes e Portfólio: conheça as diferenças dos currículos e veja como fazer o seu (Foto: Reprodução/Internet)

 

Elaborar um currículo atraente, interessante e competitivo pode não ser uma das tarefas mais fáceis. Por isso, na internet, existem vários sites para que você crie um material visualmente interessante e conquiste o recrutador.

Os principais formatos de currículo são o LinkedIn, focado no mercado de trabalho; o Lattes, para quem é do meio acadêmico; e o modelo portfólio, indicado para os designers, arquitetos, fotógrafos, desenvolvedores e outros profissionais que trabalham com criação. E também também o currículo que todo mundo conhece e precisa ter, o Currículo Vitae.

 

Currículo Vitae

A expressão curriculum vitae vem do latim e significa “trajetória da vida”. Esse modelo deve apresentar um resumo de sua formação, qualificações e experiências profissionais, destacando os seus objetivos de carreira e as suas competências.

O currículo vitae não possui um formato oficial e funciona como um “cartão de visita” do candidato, independente da sua área de atuação. Ou seja, com um perfil no LinkedIn, no Lattes ou com um belo portfólio, é muito provável que empresas solicitem o bom e velho CV.

 

Como fazer currículo no Canvas

O site mais famoso atualmente para fazer um currículo vitae com um design moderno é o Canvas. A plataforma oferece várias opções de um layout pré-definido. Tem até uma editoria focada só em diferentes formatos de currículos.

Ele é usado por profissionais de diferentes áreas que desejam criar um currículo atraente visualmente.

Você só precisa escolher o formato que mais te agrada e que mais combina com a sua área e editar as informações, seja no smartphone ou no desktop. Também é possível mudar as cores e ajustar alguns formatos do arquivo que você escolheu.

 

Currículo no LinkedIn

Não há dúvidas que o LinkedIn virou o nosso currículo vitae on-line. Muitos recrutadores passaram a usar a rede social para buscar o perfil mais adequado do profissional que eles procuram no momento. Ou seja, uma oportunidade incrível pode chegar até mesmo quando não está procurando por ela.

Porém, para se destacar na rede social é necessário tomar alguns cuidados que vão ajudar a construir um bom currículo digital.

Estudos indicam que um recrutador leva em média seis segundos para decidir se um CV vai seguir adiante ou não na seleção. Por isso, o seu currículo deve ser bem escrito, para que as informações mais relevantes saltem aos olhos do profissional que realiza a seleção.

 

As vantagens de usar o LinkedIn

Enquanto um currículo normal deve ser sucinto, com no máximo duas páginas, o perfil no LinkedIn permite detalhar todas as experiências. Mas, claro, sem muitos exageros. A rede social ainda possibilita agregar valor à experiência com as seguintes ferramentas:

 

Recomendações dos colegas de trabalho

É possível solicitar aos colegas de trabalho mais próximos que recomendem você em uma atuação que tenha sido relevante. As recomendações em formas de tags e depoimentos aumentam a credibilidade do seu perfil na rede social.

 

Preencher as atividades extras

Adicionar experiências realizadas fora do mercado de atuação, como intercâmbios, publicações acadêmicas, participações em seminários, projetos voluntários, entre outros, demonstram outras competências e agregam valor ao perfil profissional.

 

Monitore oportunidades e temas de interesse

É possível verificar vagas de interesse e enviar o currículo. Também vale ler artigos ou publicações que possam contribuir para o desenvolvimento profissional e aproveitar a oportunidade para interagir com a rede de contatos, comentando ou curtindo algum conteúdo que agrada, o que também pode favorecer as visualizações do perfil.

 

Amplie o networking

Adicione conhecidos e profissionais da área ao perfil. Ter um número significativo de conexões aumenta a chance do seu perfil ser visualizado. O mesmo vale para a participação em grupos ligados à sua área de atuação e interesses.

Cuidados na hora de preencher o perfil no LinkedIn

Fique atento(a) aos seguintes campos:

• Utilize uma foto que transmita seriedade e profissionalismo.
• Escolha uma boa imagem de capa.
• Defina seu título profissional.
• Descreva sua experiência profissional.
• Liste suas habilidades.
• Coloque o nível de fluência nos idiomas.
• Faça bom uso de palavras-chave.
• Disponibilize um e-mail ativo, que seja olhado com regularidade.
• Personalize a URL do perfil com nome e sobrenome.

 

Mantenha o perfil sempre atualizado. Um currículo bem feito e em dia pode ser a porta de entrada para grandes desafios profissionais.

 

Currículo Lattes

O currículo Lattes é específico para o profissional que deseja atuar na área acadêmica. É o modelo nacional de registro da vida acadêmica de pesquisadores e estudantes brasileiros. O formato é requisitado por universidades e instituições de apoio à pesquisa científica.

Ele é amplamente utilizado por universidades, centros de pesquisa e instituições que trabalham com pesquisa de iniciação científica e de tecnologia. Seu formato disponibilizado on-line garante uma maior visibilidade ao aluno, professor ou pesquisador.

No entanto, é importante esclarecer que o Currículo Lattes e Plataforma Lattes significam coisas diferentes.

 

A diferença entre o Currículo Lattes e a Plataforma Lattes

O sistema Lattes é um ambiente digital criado em 1999 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, e tem o propósito de reunir em uma única plataforma as bases de dados de currículos, grupos de pesquisas e de instituições de todo o Brasil, organizando as estatísticas da produção científica no país por região, instituição, sexo e idade.

A plataforma também divulga os programas de incentivo à pesquisa, como bolsas, auxílios e prêmios. Até hoje, é o meio utilizado por quem deseja ingressar ou crescer na área acadêmica e procura principalmente por programas de iniciação científica e tecnologia, bolsas de estudo, grupos de pesquisa e eventos.

Ou seja, é um site que deve ser visitado com frequência pelos pesquisadores e estudantes para acompanharem tudo que acontece no segmento científico.

O Currículo Lattes, por sua vez, é a forma encontrada pela Plataforma Lattes de padronizar o registro de todo o ciclo de vida acadêmica de estudantes e pesquisadores brasileiros.

 

Quem deve fazer o currículo Lattes?

O Currículo Lattes é indicado para os estudantes e pesquisadores que querem seguir a carreira acadêmica ou que estão participando de atividades na área. Esse modelo não deve ser utilizado por quem está em buscas de um emprego como Analista de Administrativo, por exemplo. Porém, se o emprego for como professor ou na área educacional, a empresa pode solicitar o seu Lattes.

 

Quais informações o currículo Lattes precisa ter?

O Lattes é um currículo cheio de detalhes. É preciso especificar a formação acadêmica e as atividades de trabalho realizadas.

 

Informações a preencher no Lattes
• Dados pessoais.
• Formação acadêmica.
• Idiomas e competências na fala, escrita e leitura.
• Área de produção científica.
• Projetos de pesquisa ou de extensão desenvolvidos.
• Artigos já publicados.
• Grupos de pesquisa que participa ou que já participou.
• Bancas de trabalho de conclusão que já participou.

 

As vantagens de ter e usar o currículo Lattes

O currículo Lattes é adotado por instituições de ensino de todo o Brasil. Sendo assim, pode ser usado para se candidatar em vagas de diferentes instituições.

Para alguns concursos públicos, como a contratação de docentes em universidades, a análise do Lattes faz parte do processo seletivo, como critério de avaliação e classificação. No entanto, algumas empresas solicitam o currículo normal também, o vitae, para os seus processos seletivos.

 

Registrar participações em eventos acadêmicos

É possível incluir todos os eventos em que participou durante a sua vida acadêmica neste modelo de
currículo. Seja como ouvinte, organizador, apresentando pôsteres ou trabalhos.

 

Registrar produções acadêmicas

Toda publicação acadêmica feita, como resumos, resenhas, teses, dissertações, artigos, patentes, entre
outras, podem ser inseridas no currículo.

 

Presença on-line

Ao preencher as informações na Plataforma Lattes, o currículo poderá ser acessado por qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo.

 

Formatação das referências bibliográficas

A plataforma disponibiliza duas maneiras de formatação da produção bibliográfica do currículo. Uma segue as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a outra segue a formatação bibliográfica padrão de Chicago, citando autor e data.

Impressão personalizada

Se for preciso imprimir o currículo, o site permite escolher os campos do currículo que devem aparecer na impressão. Desta forma, é possível escolher as produções científicas a partir de um período específico e, se deseja, um currículo com elementos gráficos ou não.

Quem ainda não tem o currículo Lattes e precisa cadastrar, é bastante simples. Basta acessar a plataforma e preencher os dados solicitados.

 

Portfólio

Quem tem interesse em trabalhar em alguma área de criação, precisa deixar o seu currículo visualmente atraente. O portfólio on-line é semelhante a uma página de um site, com os principais trabalhos reunidos ali, oferecendo também uma breve apresentação sobre a formação, experiências e informações de contato.

O formato de portfólio é muito importante para resumir visualmente as competências de um profissional, ainda mais para os segmentos mais competitivos do mercado. Ter um portfólio completo, atualizado e visualmente agradável pode ser a diferença entre ser escolhido ou não para um projeto ou emprego.

 

Passo a passo para montar um portfólio on-line:

Definição do design do portfólio

Antes de tudo, é necessário listar os trabalhos que você deseja divulgar e pensar na parte estética, de como pretende dispô-los visualmente. O design ajuda não apenas a aperfeiçoar a aparência do portfólio, como também a hierarquizar as informações. Dê mais destaque aos projetos que considera mais importantes.

Um bom começo é buscar algumas referências de portfólios bem feitos. O Pinterest é uma das redes sociais mais usadas pelos designers nessa fase de buscas por boas referências. Também vale pedir ajuda a um amigo ou amiga designer nessa etapa, para ter mais segurança na hora de montar e apresentar o seu portfólio.

 

Escolha a plataforma para o portfólio on-line

O primeiro passo é selecionar uma boa plataforma para construir a sua página.

 

WordPress

A mais recomendada é o WordPress, com uma URL própria com o seu nome, pela praticidade e o profissionalismo. A plataforma é usada internacionalmente e existem diversos tutoriais e ferramentas na internet mostrando como adaptá-la à sua necessidade, de um jeito simples, fácil e didático.

É interessante usar um tema profissional, um layout voltado especificamente à montagem de portfólios. No Theme Forest é possível encontrar ótimas opções, entre gratuitas e pagos.

 

Easel.ly

O Easel.ly é uma excelente ferramenta para criar currículos no formato infográfico. As ferramentas oferecidas pelo site permitem uma customização bastante simples, sendo que o usuário só precisa arrastar e construir os seus próprios infográficos. É possível modificar cores, blocos, imagens e muitas outros detalhes para ter um CV único e criativo.

 

Visualize.me

O Visualize.me também proporciona um resultado final de currículo no formato infográfico. Basta preencher alguns campos específicos, como a formação e experiências e depois selecionar o layout que mais agrada. Para quem não entende muito de design, o Visualize.me é um ótima escolha.

 

Kickresume

A proposta do site Kickresume é fazer um currículo elaborado em pouco minutos. Para utilizá-lo, é possível se conectar por meio da conta no Facebook ou realizar um simples cadastro. Basta inserir as informações, ou se preferir, importá-las do perfil no LinkedIn.

 

Flavors.me

O Flavors.me é um dos sites mais famosos do segmento para criar um portfólio ou currículo. Ele é gratuito, mas há também a possibilidade de gerar uma URL própria, como nome e sobrenome, e acessar os dados de visitas na página. Para isso é necessário pagar cerca de 20 dólares por mês. A ferramenta é muito indicada para freelancers que pretendem deixar seu currículo de forma pública na internet.

 

CvMaker

A ferramenta CvMaker é super acessível e descomplicada. Para utilizá-la, é preciso preencher os dados para que o site faça todo o resto e transforme em um currículo no formato PDF, TXT ou HTML.

 

Central de Carreira da Católica SC

Mas antes de escolher o layout do seu currículo, adequado com os seus interesses e a sua área de atuação, os estudantes e egressos da Católica SC também podem contar com a análise da equipe da Central de Carreiras. Os profissionais avaliam os currículos dos alunos pela plataforma, basta o estudante fazer o cadastro, preencher as informações do CV e enviar para o pessoal da Central de Carreiras. O feedback será dado na própria plataforma.

 

 

 

Por: Assessoria de Imprensa da Católica SC

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *