Julho Laranja: Docente de Faculdade de Odontologia de Joinville aponta tópicos importantes para a saúde bucal

Docente ressalta a importância da conscientização sobre o tema e compartilha orientações práticas para evitar complicações durante a pandemia

 

 

A campanha Julho Laranja destaca-se como uma importante oportunidade para abordar temas sobre a saúde bucal de crianças e adolescentes, com ênfase na Ortodontia, conscientizando a população sobre prevenção da maloclusão, e sua importância para a saúde. Para contribuir com a data, a professora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera Joinville, Maria Luiza S. Simas Netta Fontana, especialista e mestre em Ortodontia, doutora em Medicina e Áreas Afins, destaca alguns tópicos importantes para saúde bucal mesmo durante a pandemia.

 

Confira abaixo:

  1. Importância da prevenção na Ortodontia: Prevenir as maloclusões é de suma importância, principalmente na fase de crescimento e desenvolvimento craniofacial e desenvolvimento da oclusão. Com visitas periódicas ao Cirurgião dentista, Ortodontista, alterações no desenvolvimento da oclusão e/ou estruturas ósseas poderão ser evitadas ou interceptadas. Cáries extensas, perdas precoces de dentes, doenças periodontais (gengivas), hábitos deletérios como sucção digital, chupeta, respiração bucal, entre outros quando não tratados, contribuirão para o desenvolvimento de maloclusões.   A campanha Julho Laranja tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da Ortodontia na saúde não apenas bucal, contribuindo assim para melhor qualidade de vida. 

 

  1. Prevenir é melhor, sempre: A prevenção em qualquer área da saúde é importante. Em Ortodontia, hábitos saudáveis como manter a higiene bucal correta, visitas periódicas ao Cirurgião dentista, podem contribuir para uma oclusão adequada, e em crianças e adolescentes, isto é importante para o crescimento e desenvolvimento das estruturas craniofaciais.  Exemplificando, crianças respiradoras bucais podem desenvolver maloclusão, alterações nas estruturas da face, necessitando de tratamentos ortodônticos mais complexos.     

 

  1. Visite regularmente seu dentista: para manter boa saúde bucal são importantes as visitas periódicas ao Cirurgião dentista, recomendando-se visitas semestrais ou pelo menos uma visita anual.

 

  1. Saúde bucal na pandemia: mesmo durante o período de isolamento social deve-se manter hábitos alimentares e de higiene bucal adequados, pois são condutas importantes na manutenção da saúde bucal e geral.  No entanto, sendo necessário recorrer ao atendimento odontológico, este será realizado respeitando regras rígidas de biossegurança segundo   “Manual de Boas Práticas em Biossegurança para Ambientes Odontológicos” 2020, ILAPEO com apoio do CFO, “Consenso ABENO, Biossegurança no ensino odontológico, Pós pandemia do covid-19” da ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico, garantindo maior segurança nos tratamentos em tempos de pandemia COVID-19. A Faculdade de Odontologia Anhanguera também tem seu Manual de Biossegurança, garantindo atendimento odontológico seguro a comunidade quando suas atividades forem retomadas, além de proporcionar ambiente seguro para docentes, discentes, funcionários.  

 

 

Por: Victor Moraes

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *