bolsas_estudo

Joinville realiza simpósio sobre educação inclusiva

Joinville realiza simpósio sobre educação inclusiva
Joinville realiza simpósio sobre educação inclusiva

 

 

Nos dias 26 e 27 de agosto (segunda e terça-feira), Joinville realiza o I Simpósio Educação para Todos. O evento é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) e pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), e tem apoio da UniSociesc e da Faculdade Guilherme Guimbala (ACE).

Direcionado a professores, acadêmicos, estudantes e profissionais da área, o Simpósio tem o objetivo de ampliar a discussão e melhorar a qualidade da educação inclusiva não apenas para pessoas com deficiência como também para todos os alunos que estão em alguma situação de vulnerabilidade.

O evento terá início na segunda-feira (26), às 19 horas, no Teatro Juarez Machado, onde acontece a palestra magna da pedagoga Susanna Antonov, professora do curso de Pedagogia da Universidade São Judas (USJ-SP).

Em sua explanação, a palestrante vai abordar questões como a necessidade de promover a igualdade nos processos de socialização e aprendizagem, a fim de buscar práticas educativas que atendam a todos.

Na terça-feira (27), a programação é realizada na Sociesc (Campus Marquês de Olinda) e segue durante todo o dia, das 8 às 17 horas, com atividades e assuntos diversificados.

No período matutino, das 8 às 11h30, os participantes assistirão a minicursos apresentados por renomados profissionais da área.

Os temas ministrados serão Formação Docente no Brasil, com a professora mestre Miriane Zanetti Giordan; Desenho Universal para Aprendizagem, com a professora doutora Valdirene Stiegler Simão; Educação e Vulnerabilidade Social, com o professor doutor Charles Henrique Voos; Tecnologia Assistiva – Legislação Federal, com o professor Fábio Rusch; Arte Inclusiva com os atores e produtores culturais Robson Benta, José Mauro Santos da Silva e Iraci Seefeldt; e, ainda, Neurodiversidade e Aprendizagem – Definição e conceito, com o professor Hudelson dos Passos.

De acordo com a técnica pedagógica da Secretaria de Educação de Joinville (SED), Valdirene Stiegler Simão, o I Simpósio Educação para Todos lança às escolas o desafio de reorganizar seus espaços, estratégias e metodologias a fim de acolher diferentes tipos de alunos, independentemente da sua condição.

“Neste ano, envolvemos os professores pois sempre surge nas discussões a necessidade do contato com esse público para fortalecer as escolas, levando referenciais e debates sobre educação inclusiva”, explica Valdirene. 

 

À tarde, das 13h30 às 17 horas, as temáticas abordadas nos minicursos voltarão à pauta, mas com exemplos práticos do que vem sendo executado e pesquisado em cada área.

Durante o período, serão apresentados 14 trabalhos elaborados por estudantes da área de educação, em níveis de graduação, especialização, mestrado e doutorado, que irão relatar estudos e experiências já aplicadas em sala de aula, no que se refere à educação inclusiva.

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *