Joinville realiza caminhada do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Joinville realiza caminhada do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Joinville realiza caminhada do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 

 

 

Nesta terça-feira (3/12), a partir das 9h, acontece a Caminhada pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado na mesma data.

A caminhada sairá da Praça da Bandeira e vai seguir pelas ruas 9 de Março, João Colin, XV de Novembro e retornará ao local de partida.

O evento é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE), com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), e tem por objetivo mobilizar a sociedade sobre a inclusão.

De acordo com o coordenador de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da SAS, Paulo Suldovski, embora o tema seja discutido em diversos setores, é preciso dar ampla visibilidade à causa reforçando que a deficiência não está nas pessoas, mas, sim, nas barreiras que ela enfrenta, conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

“Se um cadeirante não consegue acessar um local por falta de rampa ou elevador, a deficiência está na falta de acesso”, exemplifica. Além das entidades convidadas, a Caminhada pela Inclusão da Pessoa com Deficiência é aberta a todas as pessoas que apoiam a causa.

 “Queremos plantar a semente da inclusão em todo mundo. Colocar todos no mesmo patamar, com os mesmos direitos e deveres”, complementa Suldovski.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 

Celebrado em 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado em 14 de outubro de 1992, em Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU.

Na mesma data, também se comemora o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência, criado em 1982. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 23% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *