Joinville realiza 7a Conferência Municipal da Cultura

Joinville realiza 7a Conferência Municipal da Cultura
Joinville realiza 7a Conferência Municipal da Cultura

 

 

 

Nesta sexta-feira e sábado (30 e 31), acontece a 7a Conferência Municipal da Cultura de Joinville. O evento será realizado na Casa da Cultura de Joinville (rua Dona Francisca, 800 – Saguaçu).

Realizada pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), a Conferência tem como objetivos discutir os três eixos culturais propostos; subsidiar o acompanhamento da execução das metas e ações do Plano Municipal de Cultura; mobilizar para a importância da cultura no desenvolvimento sustentável da cidade; validar a eleição de representantes da sociedade civil; e refletir se os resultados alcançados atendem aos propósitos definidos no Plano Municipal de Cultura.

A programação da 7a Conferência Municipal da Cultura inicia na sexta-feira (30), às 18h30, com o credenciamento dos participantes. Como atração especial da noite, a camerata de violões da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), integrante da Casa da Cultura de Joinville, se apresenta às 19h30.

Em seguida, a partir das 20h15, inicia o debate do Eixo I – Cultura, Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável, com a participação especial do gestor cultural com ênfase em Cultura e Criatividade, Decio Coutinho.

Com ampla atuação em âmbitos nacional e internacional, o palestrante convidado vai contextualizar a temática no atual cenário mundial, apresentar conceitos de economia criativa, seus ingredientes e características; abordar questões como inovação e sustentabilidade como processo de transversalidade entre vários setores. Também apresentará experiências de sucesso relacionadas a temas como imaginação, criatividade, diversidade e inovação.

A programação de sexta-feira encerrará às 22 horas, com atividade interativa onde os presentes poderão colaborar com o “Mural Cultura Livre”. No cartaz, confeccionado por alunos e professores do curso de Artes da Escola de Artes Frtiz Alt, os participantes terão a possibilidade de escrever livremente sobre a cultura.

No sábado, às 8h30, a 7a Conferência Municipal da Cultura retoma suas atividades e, às 9 horas, inicia a roda de conversa sobre o Eixo II – Plano Municipal de Cultura – Planos e Proposições.

À frente do tema, estará o diretor executivo da Secult, Evandro Censi, que vai discorrer sobre as 29 metas propostas pelo Plano Municipal de Cultura, as ações já concluídas e as que estão em andamento, conduzidas pela gestão municipal.

Após intervalo para o almoço, a programação reinicia às 14 horas, com apresentações culturais do coletivo poético Slam J.O e do Grupo Folclórico Germânico Oldenburg. Na sequência, palavra livre para os conferencistas apresentarem sugestões de proposições e moções para o próximo Plano Municipal da Cultura, a ser elaborado em 2021.

Às 15 horas, terá início a plenária do Eixo III – Cenário, Estratégias e Proposições para Políticas, Gestão e Produção Cultural, que será conduzido pelo produtor cultura Qiah Salla.

A apresentação e validação dos conselheiros representantes da Sociedade Civil, indicados para o mandato 2020-2022, bem como a leitura e aprovação das moções, serão temas da plenária final do evento.

A 7a Conferência Municipal da Cultura é aberta à comunidade e as inscrições podem ser feitas até quinta-feira (29), pelo site da Prefeitura de Joinville. Também será possível se inscrever no momento do evento.

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *