canal_jec

Joinville participa de ação mundial de limpeza nesta semana

Joinville participa de ação mundial de limpeza nesta semana
Joinville participa de ação mundial de limpeza nesta semana

 

Organizado pela primeira vez na Estônia, há 10 anos, o Dia Mundial da Limpeza (Clean Up Day) será realizado em mais de 300 cidades do Brasil no próximo sábado, 15 de setembro. Em Joinville, a principal ação de limpeza ocorre na Ilha do Morro do Amaral, das 8h30 às 12h. A expectativa da organização é reunir mais de 100 voluntários. Em todo país, a meta é reunir 10 milhões de pessoas em ações simultâneas de limpeza nesse dia.

Na Ilha Morro do Amaral, a ação tem o objetivo de colaborar para a limpeza da Lagoa Saguaçu, tirando resíduos da avenida Beira Mar e, o máximo possível, das margens do mangue existente na região. O grupo vai se concentrar em frente à Colônia de Pescadores do bairro na avenida Kurt Meinert, 7.200.

“Queremos chamar a atenção dos moradores e visitantes para a preservação desse importante ecossistema que, além de atração turística e de lazer, provem o sustento de pescadores e de diversas famílias que ali residem. Estivemos lá e vimos que há muito lixo para ser retirado”, explica a artista plástica Kátia Baeta, coordenadora da ação em Joinville.

Na cidade, além da Ilha do Morro do Amaral, voluntários estão organizando uma limpeza na avenida Santos Dumont. O local de encontro será no ponto de ônibus em frente ao Garten Shopping.

“A ideia do Dia Mundial de Limpeza é limpar pontos da cidade em que sejam identificados montantes de lixo. Se alguém identificar algum ponto em sua rua ou seu bairro, convide amigos e vizinhos para recolher esses resíduos no dia 15 de setembro”, convida a coordenadora.

Como participar do Dia Mundial de Limpeza

Quem quiser participar das ações do Dia Mundial da Limpeza em Joinville basta comparecer ao ponto de encontro na Ilha do Morro do Amaral ou da avenida Santos Dumont. A organização orienta que os voluntários usem roupas e calçados confortáveis, que possam ser limpos facilmente após o uso.

Também é preciso levar água e lanche para consumo próprio. Pela finalidade da ação, pede-se que os voluntários evitem levar alimentos envoltos em muitas embalagens de plástico. A organização solicita ainda, se for possível, que os voluntários levem luvas e sacos grandes de lixo.

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Limpeza

A iniciativa é coordenada mundialmente pelo movimento Let´s Do It!, criado na Estônia em 2008. Naquele ano, um grupo de pessoas mobilizou 50 mil voluntários que limparam o país todo em cinco horas.  Desde então, a cada ano, o movimento busca organizar a maior ação civil de limpeza do mundo.

De lá, o Clean Up Day se espalhou e este ano ocorre em 150 países. No Brasil, as ações de limpeza estão programadas em mais de 300 cidades. Em Joinville, participam como parceiros e voluntários o Coletivo Ação de Limpeza de Mangues, Praias e Rios de Joinville, a organização Engenheiros Sem Fronteiras, o comitê local do Movimento Nacional dos ODS Santa Catarina, a Semana Lixo Zero Joinville e várias escolas da cidade, entre elas, a Escola Reinaldo de Franca, do bairro Ilha do Morro do Amaral, o Sesi Escola e a Escola Municipal Curt Alvino Monich.

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *