Jogos Escolares de Joinville envolve mais de cinco mil estudantes

Jogos Escolares de Joinville envolve mais de cinco mil estudantes
Jogos Escolares de Joinville envolve mais de cinco mil estudantes

 

Estudantes de 65 escolas públicas e particulares de Joinville se mobilizam para a disputa da fase final dos Jogos Escolares 2018, em partidas individuais e coletivas que envolvem mais de 5 mil estudantes nesta competição, iniciada em junho com as fases regionais.

A cerimônia de abertura está marcada para sexta-feira (31) no ginásio Abel Schulz às 19 horas com desfile das delegações e apresentações culturais. As disputas começam na terça-feira (4/09) no ginásio Abel Schulz, Arena e Centreventos Cau Hansen, culminando com as finais das modalidades coletivas no dia 22 de setembro. O evento é organizado pela Prefeitura de Joinville, com a participação da Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Educação.

A novidade deste ano é a inclusão da categoria de 8 a 10 anos, que teve como evento-piloto a disputa da modalidade de Queimada na fase classificatória. Nas demais categorias serão disputadas as modalidades de outras edições e mais duas novidades: o basquete 3 x 3 e a luta do taekwondo.

Os mais de 5 mil inscritos disputam as modalidades de futebol, futsal, basquete, basquete 3 x 3, vôlei, vôlei de praia, handebol, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, natação, xadrez, queimada, atletismo, ginástica artística e ginástica rítmica.

Realizados pelas Secretarias de Esportes e Educação, os Jogos Escolares promove disputas esportivas com estudantes em quatro categorias de idade: 8 a 10 anos, 11 e 12 anos, 13 e 14 anos e 15 e 16 anos. Segundo o coordenador de Eventos da Sesporte, Jean Kupicki, a competição segue premissas esportivas e pedagógicas, tendo no professor de Educação Física seu principal alicerce: “Ele é o líder na formação das equipes e na mobilização das escolas para que os jogos ocorram com efetividade e eficiência”, destaca Kupicki.

Categorias:

8 a 10 anos (nascidos em 2008, 2009 e 2010)

11 e 12 anos (nascidos em 2006 e 2007)

13 e 14 anos (nascidos em 2004 e 2005)

15 e 16 anos (nascidos em 2002 e 2003)

Novas Modalidades

Basquete 3 x 3, Taekwondo e Queimada (só para a categoria de 8 a 10 anos)

Demais modalidades: Atletismo, Basquetebol, Futebol de Campo, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

 O calendário

Março – Início das Inscrições para os Jogos Escolares de Joinville

Junho – Jogos regionalizados nas modalidades coletivas com mais de 10 escolas inscritas por categoria

31 de Agosto – Abertura da Fase Final

4 a 22 de Setembro – Jogos da Fase Final

22 de Setembro – Finais das modalidades coletivas

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *