Hospital São José de Joinville celebra 113 anos com melhorias, arte e humanização no atendimento

Hospital São José de Joinville celebra 113 anos com melhorias, arte e humanização no atendimento
Hospital São José de Joinville celebra 113 anos com melhorias, arte e humanização no atendimento

 

 

Investimentos em infraestrutura, parcerias de valor, arte e cultura marcaram o aniversário de 113 anos do Hospital São José (HSJ), celebrados nesta terça-feira, 4 de junho. A data foi comemorada em solenidade especial realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde (SS), no Memorial do Hospital São José, e teve a presença de autoridades, profissionais e servidores, empresários, parceiros da instituição, alunos e professores da Casa da Cultura de Joinville.

O evento teve, também, a participação especial da Orquestra de Cordas da Escola de Música Villa-Lobos, integrante da Casa da Cultura.Entre as melhorias formalizadas durante a solenidade, está a entrega das obras de revitalização do Memorial do HSJ. O espaço foi revitalizado, com troca de piso, forro, revisão e substituição da parte elétrica, nova iluminação e nova pintura. O investimento nas obras foi de R$ 50 mil.

Em mais um momento especial da comemoração, foi assinado o termo de doação de 21 macas adquiridas pelo Conselho das Entidades Empresariais, em ação capitaneada pela ACIJ (Associação Empresarial de Joinville).O documento foi assinado pelo prefeito Udo Döhler, pelo secretário de Saúde e diretor-presidente do Hospital São José, Jean Rodrigues da Silva, e pelo vice-presidente da ACIJ, Ovandi Rosenstock.

Confeccionados em aço e com modelo “carro maca”, os equipamentos são mais leves e podem ser usados por pacientes obesos com até 190 quilos e servem para locomoção nos quartos e corredores. Agradecendo à parceria da ACIJ, ao voluntariado e à determinação demonstrada pelo Hospital São José, o prefeito Udo Döhler propôs à entidade a doação de outras sete macas, fechando a conta da oferta de sete camas, para cada semana do mês. E Rosenstock assegurou: “O prefeito lançou o desafio, e virão mais sete camas”. Outra novidade anunciada durante as comemorações de aniversário, foi a entrega oficial do novo laboratório de análises clínicas do HSJ, com área total de 120 metros quadrados.

Com investimento de R$ 400 mil, o laboratório foi equipado e oferece completa infraestrutura para a realização de exames, com manta no piso, forro em gesso, redes de dados, gás e energia, iluminação específica, bancadas de inox, lava olhos, pias, climatização e móveis sob medida.

Humanização com arte e cultura

Para marcar o compromisso de oferecer ao paciente atendimento humanizado e de qualidade, a Hospital São José levou arte e cultura para o seu interior.Em uma das ações, o grupo de ceramistas da Escola de Artes Fritz Alt (EAFA), integrante da Casa da Cultura, criou 11 painéis com peças que foram distribuídas pelos corredores e setores do Hospital, conferindo ao ambiente  mais cores e vivacidade. Também em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), foi criado o programa cultural CurArte, que vai realizar apresentações mensais de música, teatro, dança, cinema e oficinas de artes visuais, nas dependências do Hospital São José.

Sino da Esperança

Ainda dentro das comemorações pelos 113 anos do Hospital São José, foi lançado projeto Sino da Esperança. O sino será instalado no Ambulatório de Oncologia e será tocado sempre que um paciente oncológico superar mais uma etapa do seu tratamento.

Logo após a sua inauguração oficial, a novidade foi estreada pela paciente do setor de oncologia do HSP, Zuleide Cavelheiro, que tocou o sino em comemoração ao término do seu tratamento de quimioterapia. O sino foi doado pela família do ex-paciente Mario Vitor Boing, que recebeu tratamento humanizado entre 2016 e 2017.

Por: Secom

Mais notícias 

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *