canal_jec

Hospital Dona Helena realiza programa para desenvolvimento de lideranças na Enfermagem

Hospital Dona Helena realiza programa para desenvolvimento de lideranças na Enfermagem
Hospital Dona Helena realiza programa para desenvolvimento de lideranças na Enfermagem

 

A equipe de coordenação e supervisão de enfermagem do Hospital Dona Helena, de Joinville, participa de programa de desenvolvimento de lideranças comandado pelo Center for Leadership Studies (CLS) do Brasil. O trabalho, iniciado em agosto, vai acompanhar 14 profissionais com monitoria in company e tem duas modalidades: o chamado assessment, para avaliação de competências, e o coaching, para formação e evolução pessoal.

“Cada vez mais, a responsabilidade de cuidar do desenvolvimento profissional e pessoal está nas mãos de cada um. O autodesenvolvimento estimula a busca de melhores resultados e desempenho, conhecimento, satisfação e tranquilidade ante os esforços de carreira, compatibilizando-os com o projeto de vida”, salienta o consultor Ramiro Novak Filho, que coordena o trabalho. Ele lembra que as escolhas profissionais, aonde investir e como dar uma direção à carreira, tudo isso passa primeiro pela própria pessoa. Segundo o consultor, é isso que o programa deseja evidenciar.

O trabalho se inicia com a realização do assessment, por meio do qual os gestores poderão conhecer seus pontos fortes, os facilitadores de alto desempenho, e os pontos vulneráveis, que podem dificultar o desempenho e o progresso na carreira, elevando o nível de autoconhecimento.

Durante quatro meses, cada participante será acompanhado pelo consultor, por meio de reuniões para esclarecimento, troca de ideias e auxílio na preparação do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Nesta etapa, também haverá o acompanhamento pela superiora, visando ao alinhamento de expectativas entre o trabalho da consultoria e as necessidades de cada profissional.

Para a gerente de Enfermagem do Dona Helena, Ana Brito, a expectativa é de que as participantes possam conduzir de de forma mais holística seus processos e pautar seus planos de ação no planejamento estratégico da instituição, sem perder o foco no cuidado ao paciente. “Por dois anos, também fui contemplada com a oportunidade de participar de um coaching, o que me fortaleceu para os desafios diários. Esse trabalho provoca uma transformação suave em nossas atitudes e funciona como um sinal de alerta diante de nossas incertezas e nossos acertos”, ressalta Ana Brito.

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *