bolsas_estudo

Grupo Sambaqui leva música brasileira às Cidades Irmãs de Joinville

O Grupo Sambaqui, formado por músicos joinvilenses, acaba de retornar de uma turnê internacional, onde se apresentou nas Cidades Irmãs de Joinville, Langenhagen, na Alemanha; Schaffhausen, na Suíça; e Spisská Nová Ves, na Eslováquia.
O Grupo Sambaqui, formado por músicos joinvilenses, acaba de retornar de uma turnê internacional, onde se apresentou nas Cidades Irmãs de Joinville, Langenhagen, na Alemanha; Schaffhausen, na Suíça; e Spisská Nová Ves, na Eslováquia.

“Inicialmente, fomos convidados para nos apresentar no 7o Encontro Internacional da Escola de Música de Langenhagen, em comoração aos quarenta anos da instituição. Mas resolvemos estender a viagem e ir às outras cidades”, conta o músico Claudenor Fávero, professor da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), integrante da Casa da Cultura de Joinville.

Com a programação ampliada, a turnê pelas Cidades Irmãs de Joinville aconteceu de 16 de maio a 8 de junho. Nas três cidades, o Grupo Sambaqui realizou quinze shows oficiais em escolas, galerias, casas de espetáculos e lojas, além de outras apresentações que foram agendadas pelo próprio grupo.

No repertório que encantou o público, clássicos do choro, ritmo genuinamente brasileiro criado no final do século 19, com obras de Pixinguinha, Jacob do Pandeiro, Chiquinha Gonzaga, Abel Ferreira, Waldir Azevedo e Ernesto Nazareth.

Durante a viagem, além levar o nome de Joinville e a cultura brasileira à comunidade europeia, os músicos do Grupo Sambaqui, Claudenor Fávero (bandolin), Raimundo José Bernardes (vioão de seis cordas), Nicolau Schmidt Júnior (violão de sete cordas) e Allan Pereira (pandeiro) tiveram a oportunidade de vivenciar um intercâmbio cultural.

“Fomos muito bem recebidos em todos os lugares. Como músico, amadureci ao encontrar outros profissionais e trocar conhecimento musical, aprendendo sobre gêneros e ritmos de outros países. E como professor, ao conversar com alunos e mestres, constatamos que a Escola de Música Villa-Lobos está muito bem posicionada, no que diz respeito à qualificação dos professores e plano curricular musical. Não há outra palavra para descrever a experiência: foi perfeito”, relata Fávero.

Cidades Irmãs

O programa Cidades Irmãs foi criado pela Prefeitura de Joinville em 2006 e tem como proposta a cooperação para promover projetos de interesse mútuo e fortalecer o vínculo de amizade entre as cidades.

Os principais pontos contemplados pela parceria são cultura, educação e documentação, esportes, economia e saneamento.

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *