Feirão de Oportunidades para PcD e capacitação para empregadores marcam o Dia D para inclusão em Joinville

Feirão de Oportunidades para PcD e capacitação para empregadores marcam o Dia D para inclusão em Joinville
Feirão de Oportunidades para PcD e capacitação para empregadores marcam o Dia D para inclusão em Joinville

 

 

Joinville terá o Dia D para inclusão de pessoas com deficiência (PcD) e reabilitados da previdência social pelo segundo ano consecutivo. Um Feirão de Oportunidades vai oferecer empregos para PcD no dia 28 de setembro, no Campus Bom Retiro da Univille. No mesmo local, acontece o seminário Empresas e Pessoa Com Deficiência – A Inclusão Para Além da Lei de Cotas, no dia 26 de setembro.

O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT), o Ministério da Economia, a coordenação de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social de Joinville (SAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde), em parceria com órgãos governamentais e não governamentais e instituições públicas e privadas, se unem para promover ações que provoquem nas empresas e na sociedade um novo olhar para as pessoas com deficiência.

O objetivo das ações é promover mudanças de paradigmas nas empresas e na sociedade, para que as oportunidades sejam oferecidas de maneira igualitária a todas as pessoas, com ou sem deficiência. “Queremos impulsionar esse importante processo de mudança cultural que estamos vivenciando no Brasil, contemplando os diversos aspectos que envolvem a diversidade humana, gerando ofertas de emprego e trabalho inclusivos e tornando a contratação de trabalhadores com deficiência um processo natural, sem barreiras”, destaca Paulo Sérgio Suldóvski, coordenador de políticas públicas para pessoas com deficiência da SAS.

No dia 26 de setembro, quinta-feira, a programação será iniciada com o seminário que será realizado no auditório da reitoria da Univille, das 8 às 17h30. O evento é gratuito e conta com painéis, palestras, debates, depoimentos de pessoas com deficiência e apresentações culturais. “O seminário é destinado a gestores e profissionais que atuam na área de recursos humanos e de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, explica Suldóvski. Para participar, é necessário fazer a inscrição prévia gratuitamente pelo link até o dia 24 de setembro.

No sábado, dia 28, acontece o Dia D, das 10h às 16h, no Ginásio da Univille. Empresas de Joinville e região receberão currículos e farão o agendamento de entrevistas com candidatos para a contratação de pessoas com deficiência. Os interessados não precisam se inscrever. Basta levar identidade, carteira de trabalho e ter o currículo em mãos. A feira também é destinada aos reabilitados do INSS. Paralelo ao Dia D, também serão oferecidas atividades de orientação profissional, direitos da pessoa com deficiência, trocas de experiências com profissionais com deficiência que já estão no mercado de trabalho e outras atividades gratuitas para os visitantes.

Segundo dados do Ministério da Economia, cerca de 195 empresas de Joinville e Araquari se enquadram no artigo 93 da Lei 8.213/91, também conhecida como Lei de Cotas. Essas empresas deveriam ter, segundo a Lei, 4.003 pessoas com deficiência contratadas, no entanto, apenas 50% destes trabalhadores ocupam as vagas, isto quer dizer que 2.000 postos de emprego para o público PcD seguem vazios. “A proposta do Dia D é aproximar empregadores e candidatos, contribuindo para que as empresas consigam atender às metas da Lei de Cotas e que pessoas com deficiência tenham oportunidade de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho”, conta Suldóvski.

 

 

Por: Secom

Mais notícias

Educa Mais Brasil

Compartilhe
Entidade:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *